São João 2018

São João do Maranhão tem crescido e atraído cada vez mais turistas

Os estados de São Paulo e do Pará são os que mais enviam turistas para o Maranhão durante o São João

Adriano Soares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS – Os tamborões já estão aquecendo para anunciar que o São João do Maranhão está chegando. O período junino na capital maranhense tem atraído cada vez mais turistas para a Ilha do Amor. Segundo dados da prefeitura de São Luís, dos estados de São Paulo e do Pará são de onde mais vem visitantes para conhecer a cultura maranhense durante o mês de junho.

Bumba meu boi, cacuriá e tambor de crioula são alguns dos ritmos peculiares da cultura maranhense. Muitos turistas desconhecem a maioria dessas manifestações culturais. Pensando nisso, a Prefeitura de São Luís tem levado um pouco da cultura do nosso Estado para outras regiões do país, como forma de divulgação das nossas tradições e atrair ainda mais pessoas para conhecerem toda a nossa riqueza histórica e cultural.

Nessa quinta-feira (3), a viagem do trem de passageiros da Vale até a cidade paraense de Parauapebas foi diferente. É que junto com os passageiros um pouco da cultura maranhense também embarcou junto até o estado vizinho. Nos próximos dias uma série de programações que irão mostrar um pouco do São João do Maranhão ocorrerá em Parauapebas e em Marabá (PA), promovidas pela prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

A ação de divulgação do São João maranhense começou ainda na estação de do trem de passageiros da Vale, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Quem chegou para viajar foi recebido com as belas índias e vaqueiros do boi sotaque de orquestra Encantos da Ilha. “No Pará não tem Bumba meu boi. Eu creio que seja uma ótima oportunidade para o pessoal de lá conhecer ainda mais a nossa cultura”, diz a pedagoga Fernanda Ferreira.

Já dentro do trem, mais precisamente no vagão social, várias apresentações e oficinas estavam sendo oferecidas aos passageiros. “Durante todo o nosso percurso até Parauapebas, uma série de atividades serão promovidas. Oficinas como maquiagem, costura das indumentárias do boi, ritmos e outras mais vão ser ofertadas. Queremos, dessa forma, fortalecer a nossa identidade com a nossa cultura”, contou a Secretária Municipal do Turismo Socorro Araújo.

A divulgação do São João no Pará inclui ações na sexta-feira (4), no Partage Shopping, em Parauapebas, e no sábado (5), no Shopping Pátio Marabá. No domingo (6), a ação acontece novamente no trem da Vale, no percurso entre Marabá e São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.