Música

Os diversos sotaques de César Nascimento em show no TAA

Cantor lança hoje, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, o CD/DVD “Violão de Coreiro, a composição de César Nascimento e seu violão”; show terá a participação de vários convidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
César Nascimento apresenta seu novo projeto
César Nascimento apresenta seu novo projeto (César Nascimento)

SÃO LUÍS Radicado no Rio de Janeiro, o cantor e compositor César Nascimento está em São Luís para lançar o novo CD/DVD, “Violão de Coreiro, a composição de César Nascimento e seu violão”. O show acontece hoje, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). Os ingressos serão trocados por 1 kg de alimento não perecível, para doação ao Lar Pouso da Esperança

No show, César Nascimento receberá no palco Nelson Faria, Paulo Calasans e Manassés de Sousa, expoentes da música instrumental brasileira, reconhecidos e bastante requisitados no mercado musical internacional. Além deles, Renata e Ícaro Gaspar, o cantor e compositor, líder da banda Tribo de Jah Fauzi Beydoun e o baixista Gérson da Conceição. Todos participaram da gravação do CD/DVD.

Nascimento estará acompanhado dos músicos Moisés Mota (bateria), Gérson da Conceição (baixo), Rui Mário (piano e acordeon), Edson Bastos (violões aço e nylon), Carlos Pial (percussão), Ícaro Gaspar (vocal). O trabalho é fruto de projeto via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemar. Além do show, estão previstas oficinas e apresentações nos municípios maranhenses de Caxias e Paço do Lumiar, entre os dias 6 e 12 de maio.

O álbum “Violão de Coreiro, a composição de César Nascimento e seu violão” passeia pela trajetória artística de César Nascimento, nascido no Piauí, mas que se considera “maranhense de alma e música”. Ele recebeu o título de Cidadão Maranhense da Assembleia Legislativa do Estado. Sua música “Ilha Magnética”, uma espécie de hino de São Luís (não registrada no DVD/CD), tornou-se bem cultural do Maranhão por decreto legislativo.

César Nascimento é também Cidadão Ludovicense, título concedido pela Câmara Municipal. Na capital, aprendeu a percussão maranhense como coreiro do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, que difunde na oficina “Crivador, matraca e pandeirão – uma viagem pelos ritmos do Maranhão”. “Violão de Coreiro” perpassa os mais de 30 anos de carreira do artista, contados a partir de sua participação no histórico LP do Festival Viva de Música Popular do Maranhão, em 1985. O DVD/CD alterna hits radiofônicos de sua autoria, músicas menos conhecidas e a inédita “You no tube”, parceria com Almino Henrique.

Apaixonado pelos ritmos da cultura popular do Maranhão, o artista transpôs para as seis cordas a polirritmia dos diversos sotaques do bumba meu boi, tambor de crioula e reggae, entre outros. Gravado no Rio de Janeiro e em São Luís, entre o estúdio Aldeia e as ruas, terreiros e arraiais, há um clima junino, evocado no cenário e nas locações. O cantor acerca-se de grandes nomes da música brasileira para revisitar o repertório autoral do disco. Cacau Amaral, Camaleão, Fauzi Beydoun, Gerson da Conceição, Guilherme Mará, Ícaro Gaspar, Manassés, Nelson Faria, Pandeiro Repique Duo, Paulo Calazans, Renata Gaspar, Santiago Batera, Trio Cazumbá e Zé Américo Bastos comparecem entre o ofício musical, depoimentos e bastidores, dividindo com o anfitrião o setlist.

Serviço

O quê

Show de lançamento do DVD/CD “Violão de Coreiro – A Composição de César Nascimento e seu violão”

Quando

Hoje, às 21h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.