Viagem de negócios

Lançada missão empresarial à China e Emirados Árabes

Evento realizado ontem na Fiema visou sensibilizar os empresários locais a estarem nessa viagem de negócios, percorrendo feiras e fazendo visitas técnicas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Empresários locais que atuam em diversos segmentos participaram ontem do lançamento da missão
Empresários locais que atuam em diversos segmentos participaram ontem do lançamento da missão (missão empresarial)

Empresários maranhenses de diferentes setores participaram ontem do lançamento de uma missão empresarial à China e Dubai, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Ano passado, 40 empresários locais estiveram na Ásia, com o objetivo de estreitar relações comercias com esses países.
Este ano, a missão ocorrerá de 9 a 21 de novembro de 2018. E o lançamento da missão é no sentido de sensibilizar os empresários a estarem nessa viagem de negócios, percorrendo feiras, fazendo visitas técnicas e participando de rodada de negócios, nas cidades de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e em Shangai, Shenzhen e Suzhou, na China.
“Nossa intenção é superar as expectativas da primeira missão, realizada no ano passado, da qual muitos empresários que estão aqui testemunharam o sucesso. Além disso, nosso objetivo é fortalecer o associativismo para superar os gargalos que temos em nosso país, oportunizando e colocando nossas empresas em condições de competitividade com o mercado internacional”, afirmou o presidente da Fiema, Edilson Baldez, que também promoveu, junto com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), a viagem de negócios em 2017.
Entre as atividades programadas para serem desenvolvidas na China e Emirados Árabes, haverá itinerários específicos de interesse do segmento da construção civil, a exemplo de visitas à cidade planejada de Masdar City, em Abu Dhabi. A intenção é apresentar aos empresários alternativas em construção sustentável, com visitas técnicas a edifícios ícones, construções inteligentes, construções verdes, entre outras.
Para o empresário do ramo da construção Pedro Araújo, que integrou a primeira missão, a ideia é efetivar negócios na segunda viagem. “Fomos surpreendidos pelo gigantismo da China. É um lugar onde todas as tendências podem ser observadas, é um país aberto, com facilidades para fazer negócios. Agora, estamos indo pela segunda vez, já sabendo o que vamos encontrar e esperamos que, mais uma vez, a viagem supere nossas expectativas”.
Além de trabalhar em conjunto com instituições governamentais e não governamentais na organização de missões de grupos de empresários ao exterior, a Fiema atua, por meio do Centro de Internacionalização de Negócios (CIN), viabilizando que empresas maranhenses conheçam destinos que a Federação identifica como potenciais para no­vos negócios.

Maranhão for Business
Inclusive recebeu, no ano passado, uma premiação pelo projeto “Esteira de Internacionalização de Empresas”, classificando-se em 4º lugar entre as ações mais inovadoras do país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O projeto integra o programa Maranhão for Business, realizado pelo CIN, que busca promover a competitividade global das indústrias maranhenses e estreitar relações da base industrial com as instituições promotoras do comércio exterior no Maranhão e no Brasil.
Entre as missões empresariais, institucionais e de negócios já organizadas pela Fiema, está a ida da indústria de bebidas Psiu aos Estados Unidos, para a feira Summer Fancy Food, em Nova York; a viagem de negócios do Sindicato das Indús­trias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (Sindvest) à Paris Fashion Week, na qual uma estilista maranhense foi condecorada com o Prêmio Tiffany, de Estilista Revelação do Ano 2017, assim como o apoio à empresa Quadrante para exposição de móveis maranhenses em uma feira na Itália.

Mais

Visitas

O Centro de Internacionalização de Negócios CIN já promoveu visitas institucionais ao Canadá e aos Estados Unidos, assim como à Cingapura e ao Panamá para feira de logística. Somado a isso, a Fiema tem recebido, nos últimos anos, diversos representantes da Liga Árabe, Nigéria, Moçambique, Alemanha, Taiwan, Bélgica, Holanda com o objetivo de estreitar relações comerciais com empresas maranhenses, promover troca de tecnologia e atrair investimentos estrangeiros ao Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.