Transtornos

Chuvas deixam vários pontos de alagamento na Grande São Luís

População enfrentou diversos transtornos durante a chuva que caiu na manhã de quarta-feira, além de ter atrapalhado quem precisou sair cedo de casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A chuva que atingiu a Ilha de São Luís na manhã de quarta-feira, 2, causou transtornos à população, deixando o trânsito caótico e atrapalhando quem precisou chegar cedo ao trabalho ou à escola.

Os buracos nas principais vias da capital mais uma vez serviram de armadilha para condutores de veículos e pedestres, que correram o risco de se sujar com a lama empoçada nos buracos ou jogada pelos pneus dos carros.

Na Avenida 4, no bairro Chácara Itapiracó, parte da via ficou alaga­da, impossibilitando veículos passarem pelo local, além de deixar os moradores da localidade ilhados, pois a água invadiu a calçada, pon­do em risco a segurança de moradores e pedestres.

O borracheiro Edilson Cardoso disse que a situação no local é recorrente e que a Prefeitura não tem realizado a drenagem da água que fica acumulada na área durante as chuvas. “Os carros pequenos que passam por aqui costumam ficar no prego, porque a água acumulada esconde crateras que existem há muito tempo nesta avenida e a Prefeitura não faz nada para resolver a situação”.

Na MA – 201, que liga São Luís ao município de São José de Ribamar, a situação estrutural da rodovia não é diferente. Um morador da região, funcionário de um posto de combustível, contou que há 48 anos – tempo em que ele reside na localidade – há alagamentos no trecho, próximo à entrada da Maiobinha. Sérgio Oliveira disse, ainda, que a culpa é do Estado, que dispõe de recursos, mas não realiza os investimentos necessários. “Essa situação existe porque há falta de in­vestimento por parte do gover­no”.

Acidentes
A pista molhada e o asfalto escorregadio são propícios a acidentes, além das poças de água e da visibilidade que pode ficar comprometida durante as fortes chuvas, por isso é necessário maior atenção no trânsito por parte do condutor para evitar tais acontecimentos.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou, em nota, que está executando a limpeza e desobstrução dos pontos de escoamento da água na MA-201, para evitar os alagamentos. Frisou ainda que o grande volume de chuvas pode ter provocado tal situação. A Sinfra também encaminhará equipes para verificar a situação.

O Estado manteve contato com a Prefeitura de São Luís para maiores esclarecimentos sobre a situação de avenidas, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.