Sem água

Adutora se rompe e afeta abastecimento em SL

Mais de 150 bairros ficaram sem água desde a noite de domingo; 35º registro de rompimento da antiga adutora do Sistema Italuís volta a prejudicar a população

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O rompimento da adutora do Sistema Italuís aconteceu por volta das 20h de domingo, 29, no Km-38 da BR-135, conforme a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O prazo dado para retomar o abastecimento dos bairros afetados foi de 24 horas.

De acordo com o diretor de Operações da Caema, André dos Santos Paula, esse foi o 35º registro de rompimento da antiga adutora. Ele ressaltou a mobilização e atuação das equipes para solucionar o problema. “Tão logo ocorreu, todas as equipes foram mobilizadas para fazer o reparo o quanto antes. A nossa meta é concluir tudo em até 24 horas”, destacou.

Ainda segundo o diretor da Caema, os serviços de reparo começaram na manhã de ontem, quando a água escoou, por volta das 6h. O tubo danificado foi substituído e emendado à adutora. A previsão era de que o abastecimento das residências normalizasse a partir da 0h de hoje.

Em nota, a Caema informou que estava agendada para o dia 9 de maio uma parada programada para a ativação da nova adutora. Porém, a operação está suspensa, devido ao rompimento.

Na área da BR-135, os moradores afetados pela interrupção tiveram de buscar alternativas para não ficar sem água. O vigilante José Benedito Silva, de 62 anos, andou cerca de 5 km para garantir água. “Eu cheguei do serviço e não tinha água. Aí, nós temos que correr atrás, porque aqui é só brejo e não presta para fazer comida e colocar na geladeira para gente beber”, relatou.

Bairros afetados :

Zona 1

Centro; São Pantaleão; Madre Deus; Goiabal; Codozinho; Vila Bessa; Belira; Lira; Parte da Areinha; Macaúba; Apicum; Camboa; Vila Bangu; Diamante; Vila Passos; Coréia de Baixo; Coréia de Cima; Sítio do Meio; Alto da Boa Vista; Retiro Natal; Liberdade; Tomé de Sousa; Fé em Deus; Floresta; Retiro Natal e Monte Castelo.

Zona 2

Apeadouro; Irmãos Coragem; Bairro de Fátima; Bom Milagre; Parque Amazonas; Alemanha; Caratatiua; Vila Ivar Saldanha; Alto da Vitória; João Paulo; Jordoa; Vila Palmeira; Barreto; Túnel do Sacavém; Santa Cruz; Vera Cruz; Cutrim; Radional; Coroado; Parque Pindorama; Parque do Nobres; Redenção; Barés; Filipinho; Sítio Leal; Sacavém; Coheb do Sacavém; Santo Antônio; Vila Conceição; Bom Jesus; Vila dos Frades; Parque Timbira; Alto do Parque Timbira; Primavera; Sítio do Pica Pau Amarelo; Coroadinho.

Zona 4

São Cristóvão; Tirirical; Solar das Mangueiras; Parque Universitário; João de Deus; Sítio Pirapora; Vila Itamar; Parque Jaguarema; Parque Sielândia; Residencial Canaã; Alameda dos Sonhos; Vila Lobão; Parque Roseana Sarney; Santo Antônio; São Bernardo; Vila Brasil; Cohapan; Jardim São Cristóvão; Residencial João Alberto; Parque Sabiá.

Zona 5

Alto do Calhau; Calhau; Cohafuma; Conjunto Basa; Ilhinha, Jaracaty; Jardim São Francisco; Loteamento Boa Vista; Loteamento Jaracaty; La ravardiere; Ponta d’Areia; Ponta do Farol; Residencial Novo Tempo; Recanto dos Nobres; Renascença I e II; Residencial Ana Jansen; São Marcos; São Francisco; Vila Conceição I e II; Av. Litorânea; Angelim Velho; Bequimão; Cohajoly; Cohama; Condomínio Villagio Esperança; Conjunto Angelim; Residencial Marfim; Conjunto Boa Morada; Conjunto Vinhais; Eco Villagio; Maranhão Novo; Parte do Primavera; Turu; Planalto Cohaserma; Planalto Vinhais I e II; Recanto Vinhais; Residencial Jaqueira; Residencial Vinhais II e III; Rio Anil; Vila Fialho; Villagio do Angelim; Vivendas da Cohama; Vinhais Velho; Olho D’água, Parte do Habitacional Turu.

Zona 6

Jambeiro; Porto da Vovó; Sá Viana Novo; Sá Viana Velho; UFMA; Vila Bacanga; Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Cerâmica; Vila Primavera; Vila Embratel; Vila Nova; Bonfim; Vila Verde; Fumacê; Anjo da Guarda; São Raimundo; Alto da Vitória; Gancharia; Vila São Luís; Vila Ariri; Vila Mauro Fecury I e II; Conjunto Taguatur.

HISTÓRICO

No dia seis de dezembro do ano passado, uma obra foi iniciada para a instalação de 19 Km de tubulação para a nova adutora do Sistema Italuís, que atualmente abastece 600 mil pessoas em 159 bairros da capital do Maranhão. Porém, um vazamento registrado no dia nove de dezembro, em Periz de Baixo, manteve os bairros sem abastecimento de água.

Como forma de driblar a situação, a Caema está reutilizando a tubulação do antigo sistema Italuís para o fornecimento de água em São Luís. No dia 11 de dezembro, a companhia informou que foi terminada a manutenção na adutora, mas o prazo para o fornecimento do serviço foi novamente extendido.

No dia 12 de dezembro a Caema informou que foram registrados mais de 34 rompimentos na adutora antiga e que a nova interromperá esta série de problemas. No entanto, não deu prazo para a entrega da obra. Disse apenas que está exigindo que as empresas concluam a obra o mais rápido possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.