Que pedido!

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A informação de que o Ministério Público Federal pediu a transferência de policiais militares envolvidos no esquema de contrabando para o presídio de Pedrinhas acendeu o sinal de alerta de adversários do governador Flávio Dino (PCdoB). Motivo? A coincidência do pedido com a revelação do soldado de que o secretário Estadual de Segurança, Jefferson Portela, teria pressionado o policial para inserir em seu depoimento o nome de um deputado e de um delegado.
O fato é que a esposa de um oficial preso já denunciou o que ela chamou de “trama” para levar os PMs para Pedrinhas.
Pela legislação, o policial militar somente pode cumprir prisão no sistema prisional convencional após condenação.
O policial militar tem a mesma prerrogativa funcional de um juiz, por exemplo. E para ir para o presídio comum, somente após “perder a farda” e assim deixando de ser militar para ser civil.
Este, até o momento, não é o caso dos policiais apontados como membros da quadrilha que se beneficiava com o esquema de contrabandos no Maranhão.
Para a oposição ao governador Dino, há sim uma relação entre a delação do soldado envolvendo Jefferson Portela e este pedido do MPF.

Decisão
O juiz Daniel Blume, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu indeferir pedido do Ministério Público para obrigar a pré-candidata ao governo do Maranhão, Maura Jorge (PSL), a retirar outdoor de avenida de São Luís.
O MPE acusa a pré-candidata de propaganda antecipada no outdoor que a mostra ao lado do presidenciável Jair Bolsonaro.
Daniel Blume, em sua decisão, não considerou propaganda antecipada porque não há pedido de votos na publicação.

Outra percepção
O Ministério Público Eleitoral decidiu acionar Maura Jorge devido ao outdoor com Jair Bolsonaro, no entanto, não acionou o pré-candidato a deputado federal, Márcio Jerry.
Considerado o homem forte do governador Flávio Dino, Jerry teve outdoor publicado no interior do estado.
O comunista, na época, alegou ser manifestações de apoiadores à sua candidatura na Câmara Federal. O fato é que Jerry nunca teve problemas com o MPE.

Na disputa
O senador Roberto Rocha (PSDB), em conversa com jornalistas, deixou claro que sua candidatura ao governo estadual é irreversível.
Segundo o tucano, não é uma questão pessoal a decisão de disputar o governo do Maranhão.
Ele tem compromissos tanto com a direção nacional do PSDB quanto com os futuros candidatos a deputados estadual e federal pelo ninho tucano.

Novo tucano
E ainda sobre o PSDB, é esperada nova filiação ao ninho tucano no Maranhão. O futuro novo tucano é de Imperatriz.
Deverá assinar a ficha de entrada na sigla Carlinhos Amorim, que ainda faz parte do PDT, mas devido a decepções com os aliados no comando do estado, quer deixar o partido.
As conversas estão acontecendo e pelo PSDB quem comanda é o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

Mudanças
Nesta semana, o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT) deverá efetivar as mudanças já previstas em seu governo.
O atual secretário de Agricultura e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, deve assumir a Secretaria de Cultura, agora com o cargo de secretário mesmo, que antes não existia.
Assume a Semapa um indicado do PT, partido que antes estava com a Cultura de São Luís, com Marlon Botão, cujo destino ainda não foi definido.

Debate
Esta semana deverá ser de muitos debates entre deputados do governo e da oposição na Assembleia Legislativa.
Os fatos recentes relacionados à espionagem da Polícia Militar (PM) deverá dominar a pauta.
Outro assunto que deverá render polêmica será o pedido de transferência de policiais militares após depoimento de soldado que acusou o secretário Jefferson Portela (Segurança) de pressionar para incluir nomes de delegado e deputado na seleção sobre crime de contrabando.

DE OLHO
R$ 11 milhões é o valor já pago em pouco mais de 3 anos pelo governo de Flávio Dino à empresa Informe, que trata da imagem do governador além-fronteiras do Maranhão.

E MAIS

• Governo de Flávio Dino promete para hoje novidades para o caso da espionagem da Polícia Militar.

• Sessões na Câmara Municipal de São Luís deverão ser mais raras esta semana devido às intensas negociações para a eleição da mesa diretora da Casa, no próximo dia 9 de maio.

• Os vereadores da base do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tentarão esta semana aprovar o pedido de empréstimo que está na pauta desde a semana passada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.