Qualidade na gravidez

Medicina fetal garante chances de mãe e bebê saudáveis

Área de atuação da ginecologia e obstetrícia é importante e necessária para o diagnóstico de malformações fetais e rastreamento de doenças cromossômicas durante a gestação

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

[e-s001]Garantia de uma gestação com qualidade e elevação da probabilidade de gerar um be­bê saudável. Os dois fatores resumem bem as vantagens da medicina fetal, área de atuação da ginecologia e obstetrícia e cujos serviços estão disponíveis em estabelecimentos clínicos de todo o país. Um deles é a SIM (Saúde Integral da Mulher), que há mais de 15 anos se dedica à assistência da mulher. A empresa expandiu recentemente a sua rede de atuação, com a inauguração – em agosto do ano passado – de uma nova unidade no Ilha Medical, considerado o maior coworking médico do estado, e situado no Shopping da Ilha, em São Luís.

A medicina fetal ganhou força no início da década de 1970, quando surgiram no mundo várias síndromes, em especial a de Down. Foi neste período que começaram a ser feitos os primeiros exames que analisaram o líquido amniótico. A partir daí, a medicina começou a se preocupar com maneiras de diagnosticar, de forma precoce, esses e outros fatores (neste caso, as síndromes) que interferem no desenvolvimento humano.

Com o aparecimento de aparelhos de ultrassom mais modernos, a medicina fetal passou a ter ainda mais notoriedade. Na década de 1990, com o surgimento das chamadas sondas transvaginais e com a possibilidade de se fazer diagnósticos precoces de malformações do feto, esta modalidade da medicina ganhou novos adeptos.

Excelência
Atualmente, a medicina fetal é vista como uma especialidade da obstetrícia e um serviço de excelência, pelo seu grau de análise e especificidade da saú­de do feto – visto na prática co­mo um paciente. Em São Luís, a fetóloga Natália Melo e que integra o quadro da Clínica SIM dá dicas sobre o ramo da medicina e cita suas principais vantagens. De acordo com a especialista, o acompanhamento via medicina fetal pode ser feito a partir do primeiro trimestre de gestação. “Quanto mais cedo puder ser feito este acompanhamento, maiores são as chances de um bebê saudável”, afirmou.

[e-s001]Ela frisou ainda a O Estado os benefícios deste tipo de acompanhamento. Segundo a especialista, com o conhecimento nesta área e disponibilidade de equipamentos específicos para tal serviço, é possível por exemplo perceber incompatibilidades nos tipos sanguíneos da mãe e do feto. “Nestes casos, é recomendável a transfusão com o bebê ainda dentro do útero, possível também por meio de diagnóstico via medicina fetal”, afirmou.


SAIBA MAIS

Instituições de educação de todo o país oferecem cursos de aprimoramento em medicina fetal. Para isso, é necessário que o (a) profissional realize a residência – ou especialização em ginecologia e obstetrícia. Após esta etapa, é possível consolidar a formação na especialidade fetal.

Endereços SIM

Av. dos Holandeses, 69, Olho D’água. Anexo à Natus Lumine Maternidade
Telefone: (98) 3303-2992

Av. Daniel de La Touche, 987, Cohama. Ilha Medical (Shopping da Ilha).
Telefone: (98) 3878-2000

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.