Transporte

Vale registra movimento de 43,4 mi/t de minério e carga geral

Minério de ferro foi o principal produto transportado pela ferrovia Carajás

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Trem carregado com minério
Trem carregado com minério (vale)

Balanço divulgado ontem pela Vale informa que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) movimentou 43,4 milhões de toneladas de minério de ferro e carga geral no primeiro trimestre deste ano. O minério de ferro foi o principal produto transportado pela ferrovia, totalizando 42,5 milhões de toneladas no período. O trem de passageiros registrou 83.197 passageiros nos primeiros três meses do ano.
No Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), em São Luís, foram embarcadas 41,1 milhões de toneladas de produtos no período. Deste total, 40,9 milhões de toneladas correspondem ao embarque de minério de ferro. Para suportar as operações locais, a Vale desembolsou (entre custeio e investimento) um total de US$ 471 milhões no Maranhão, entre janeiro e março, um acréscimo de 24% em relação ao quarto trimestre do ano anterior. Desse montante, US$ 18,5 milhões foram destinados à área socioambiental no período.
O Sistema Norte, que compreende a mina de Carajás e S11D, localizadas no Sudeste do Pará, alcançou uma produção recorde para um primeiro trimestre de 40,6 milhões de toneladas, ficando 12,9% acima do mesmo período do ano passado, devido ao ramp-up do S11D.
A duplicação da ferrovia Carajás alcançou 85% de avanço físico, com 542 Km duplicados, e junto com o ramp-up bem-sucedido do projeto da mina e planta do S11D, o volume de produção do primeiro trimestre alcançou mais do que a metade do volume produzido em 2017.
O projeto S11D (incluindo mina, usina e logística associada - CLN S11D) alcançou 95% de avanço físico consolidado no primeiro trimestre do ano, sendo composto pela conclusão da mina e 91% de avanço na logística.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.