Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O Cônsul Honorário de Portugal no Maranhão, Abraão Freitas Valinhas Júnior e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que já se encontra em São Luís com as demais autoridades portuguesas para a inauguração do Edifício Comendador Abraão Valinhas, novo anexo do Hospital Português, que acontece amanhã, sábado, às 17h30, dentro do complexo do Hospital Português na Rua do Passeio
O Cônsul Honorário de Portugal no Maranhão, Abraão Freitas Valinhas Júnior e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que já se encontra em São Luís com as demais autoridades portuguesas para a inauguração do Edifício Comendador Abraão Valinhas, novo anexo do Hospital Português, que acontece amanhã, sábado, às 17h30, dentro do complexo do Hospital Português na Rua do Passeio
A Diretora do Dom Bosco, Ceres Murad com a Primeira Dama de São Luís, Camila Holanda Braga
A Diretora do Dom Bosco, Ceres Murad com a Primeira Dama de São Luís, Camila Holanda Braga
Ana Elvira e José Benedito Buhatem, no jantar de comemoração dos 15 anos das gêmeas e sobrinhas dele, Isabela e Paula Sousa, realizado no restaurante Romero. Na foto, Larissa Buhatem, as debutantes Isabela e Paula Sousa, Ana Elvira e José Benedito Buhatem e os pais das debutantes, Rosangela (advogada) e Paulo Cesar Sousa (médico oftalmologista).
Ana Elvira e José Benedito Buhatem, no jantar de comemoração dos 15 anos das gêmeas e sobrinhas dele, Isabela e Paula Sousa, realizado no restaurante Romero. Na foto, Larissa Buhatem, as debutantes Isabela e Paula Sousa, Ana Elvira e José Benedito Buhatem e os pais das debutantes, Rosangela (advogada) e Paulo Cesar Sousa (médico oftalmologista).

60 Anos do Dom Bosco
Em homenagem aos 60 anos do Colégio Dom Bosco, que será comemorado com intensa programação ao longo do mês de maio, a diretoria da escola firmou esta semana parceria com a Prefeitura de São Luís, para revitalização do urbanismo e paisagismo do entorno da escola.
No dia 27 de maio, logo após a corrida DB Runner, pais e alunos da escola serão convidados a fazer o plantio de 60 mudas na área próxima ao Colégio Dom Bosco.
“Esse é um dos presentes que o Dom Bosco, em parceria com a prefeitura da nossa cidade, entrega para a comunidade de São Luís”, pontuou a diretora Ceres Murad.

Casamento elegante
Já começaram a circular os bonitos convites para o casamento mais esperado do mês de junho em São Luís.
É o que unirá os jovens Luciana e Gustavo, dia 2, na Catedral Metropolitana de São Luís, seguido de recepção nos salões do Blue Tree Tower, a nova bandeira que começa a fazer história nesta cidade.
Os noivos são filhos de Aurito Tavares da Silva Júnior e Gabriella Castro Carreira Paulo e de José Aparecido Valadão e Maria Aparecida Rêgo Cavalcanti Valadão.

Mostra na OAB
A sede da OAB-MA está recebendo desde a última quarta-feira, uma exposição fotográfica que resgata a trajetória histórica do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A mostra tem como curador o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Cunha, para quem foi uma grande alegria e muita honra ter vivido e acompanhado a trajetória do curso de Direito, seja como aluno, seja como professor universitário.
Na inauguração da exposição Cleones lembrou que ingressou no curso de Direito aos 17 anos e, após a graduação, se tornou professor do mesmo aos 24 anos, o que o deixa muito honrado por fazer parte da sua vida e ser uma referência importante na sua carreira jurídica.
Cleones pontuou ainda que mais de 90% dos membros da magistratura maranhense são egressos da Faculdade
de Direito do Maranhão.

Assim caminha o STF
Vamos entender melhor o caso da retirada de alguns processos da jurisdição do juiz Sérgio Moro: nas duas denúncias feitas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos casos do Instituto Lula e do sítio de Atibaia, a força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal) na Operação Lava-Jato apontou relação entre as supostas vantagens indevidas e os desvios na Petrobras.
A segunda turma do STF, através da maioria (ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes), entendeu que estes tópicos devem ser remetidos a um juiz de São Paulo.
E assim caminha o STF.

Encontro nacional
São cerca de 1.700 vereadores de todo o Brasil – mais de uma centena do Maranhão – que participam, em Brasília, da Marcha dos Vereadores.
O ex-senador gaúcho Pedro Simon apareceu por lá e fez uma reflexão sobre o momento político do País.
O tema do encontro nacional dos vereadores: “o novo começa em nós”.

Amigos falam de viagem
O tema principal das conversas do jantar de ontem no charmoso It Gourmet foi a comemoração do aniversário do ex-deputado César Bandeira. O hoje bem sucedido empresário de educação superior presencial e à distância, através da FACAM, vai repetir no mesmo restaurante de Paris e jantar que ofereceu quando fez 50 anos, há mais de duas décadas. A celebração, dia 2 de maio, será no sofisticado Laurent. Entre as presenças confirmadas, Cida e José Aparecido Valadão.

DE RELANCE
Tempo de SPFW

riações do designer Jorge Bischoff, que faz muito sucesso em São Luís, colocaram ainda mais requinte e beleza na passarela da 45ª edição da principal semana de moda brasileira. A grife de bolsas e acessórios, que leva o nome de seu fundador, participou da São Paulo Fashion Week, na segunda-feira, em parceria com o estilista Samuel Cirnansck (outro que é o preferido das noivas maranhenses), repetindo o sucesso de desfiles anteriores das duas marcas. Elegância traduz a essência dos produtos de Bischoff. Entre os destaques, está o print de Cirnansck inspirado na arte do pintor austríaco Gustav Klimt e no ícone infantil Hello Kitty.

O sucesso das máscaras
Pelo menos na tradicional fábrica de máscaras Condal, no Rio, a eleição já começou. Única empresa especializada em semblantes bem-humorados de políticos do país está aguardando a confirmação de todos os nomes para preparar os lançamentos. Embora alguns mais antigos já tenham máscaras, como Lula ou Bolsonaro”.

O sucesso das máscaras 2
É bem verdade que mscara não ganha eleição, mas os resultados das vendas de faces de políticos este ano trazem revelações interessantes. Os últimos colocados no ranking dos mais vendidos são Sérgio Moro e Jair Bolsonaro, que venderam menos de 100 máscaras desde o começo do ano. Eduardo Cunha vendeu cerca de 300 e Lula, 400. O grande campeão, com mais de 1500 máscaras vendidas até agora, foi o ex-ministro
do STF Joaquim Barbosa.

Democracia
O Brasil subiu uma colocação no ranking de liberdade de imprensa. Mesmo assim, não figura numa posição confortável. Em uma lista de 180 membros, está em 102º. O levantamento é feito pela organização Repórteres Sem Fronteiras. A Síria continua sendo o país mais perigoso do mundo para jornalistas. No ano passado, 13 profissionais foram mortos por motivos diretamente ligados ao exercício do trabalho, e mais de 20 jornalistas estão nas mãos de grupos armados.

Poliamor
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a analisar se cartórios podem registrar como união estável relações que envolvam mais de duas pessoas. O relator João Otávio de Noronha votou contra. O conselheiro Luciano Frota foi a favor. E o conselheiro
Aloysio Corrêa pediu vista.

WhatsApp só com 16 anos
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp aumentou para 16 anos a idade mínima que seus usuários devem ter em países da União Europeia (UE). Até então, os usuários deveriam ter 13 anos para acessar o aplicativo, como ocorre em outras partes do mundo. A medida representa uma antecipação às restrições de uma nova lei de proteção de dados pessoais que entrará em vigor no bloco no dia 25 de maio. “Se você vive em um país da União Europeia, deve ter ao menos 16 anos para usar nossos serviços”, informou o WhatsApp em seu site.

Palanque para Alckmin
Geraldo Alckmin (PSDB) está convencido de que o Nordeste não é mais “reduto cativo” do PT após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e está empenhado na construção de “palanques fortes” em todos os estados da região. Só não se sabe até agora quem se habilitará no Maranhão.

Lei da Impunidade
O presidente Michel Temer vetou os artigos mais polêmicos do projeto 7488/2017, apelidado de “Lei da Impunidade” por restringir o controle sobre agentes públicos. Agora MPF e associações do MP vão avaliar a nova lei. “Caso contenha algum jabuti, a questão será levada ao STF”, é o que informam membros do Ministério Público de Contas.

Para escrever na pedra:
“É engraçado como as meninas fogem dos caras que tentam fazê-las felizes, e lutam por aqueles que as fazem chorar”. De Tati Bernardi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.