Abastecimento

Com entrega atrasada, nova adutora do Italuís segue em manutenção

Obra, com entrega anunciada pelo Governo do Estado para dezembro de 2017, continua em andamento em alguns trechos do Campo de Perizes, sem novo prazo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
No local onde aconteceu o dano e vazamento de peça da nova adutora do Sistema Italuís, não há movimentação
No local onde aconteceu o dano e vazamento de peça da nova adutora do Sistema Italuís, não há movimentação (Adutora)

Apesar de mantido o abastecimento por meio da antiga adutora do Sistema Italuís, as obras do novo equipamento ainda não foram concluídas. No ano passado, o governador Flávio Dino chegou a anunciar, por meio das redes sociais, que a nova adutora seria entregue no dia 9 de dezembro. Ela ainda foi ligada, mas uma peça se quebrou, e a velha e cansada adutora teve de voltar a operar. Os reparos começaram a ser feitos, mas não foi determinada outra data para a ligação do novo sistema.

O Estado esteve no local da obra na manhã de ontem e um dos operários confirmou que apenas parte dos 19km da tubulação está concluída. Em outro trecho, homens ainda trabalhavam.

O projeto inicial da nova adutora foi elaborado em 2012 e orçado em R$ 124.039.306,66, para substituir o antigo sistema, visando, de acordo com o governo, proporcionar “um incremento de 500 mil litros por segundo no abastecimento de água da capital maranhense”.

Em nota enviada a O Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que, em relação à nova adutora do Italuís, está realizando provas hidrostáticas, submetendo toda extensão da estrutura, um total de 19km construídos ao longo do Campo de Perizes, a uma pressão superior à suportada. O último teste ocorreu nesta semana. O prazo de entrega será estabelecido assim que todas as avaliações forem concluídas.

Rompimentos
Em um intervalo de três meses, dois rompimentos foram registrados na adutora que abastece São Luís. No dia 9 de dezembro de 2017, quando foi ligada a nova adutora, um vazamento em uma peça, no trecho de Periz de Baixo, interrompeu o abastecimento na capital. Isso obrigou o velho sistema a voltar a funcionar.

Em 12 de março deste ano, um rompimento, desta vez na antiga adutora, na altura do Km-38 da BR-135, voltou a suspender o serviço de abastecimento nos 159 bairros beneficiados pelo Sistema Italuís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.