Literatura

Experiência itinerante e literária no projeto "AML nas Escolas"

Academia Maranhense de Letras (AML) retoma, amanhã, o projeto “AML nas Escolas”, com a presença de imortais nas instituições Centro de Ensino Justino Pereira, na Cidade Operária, e Escola Militar 2 de Julho, na Vila Palmeira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Dois momentos de encontros de estudantes com imortais
Dois momentos de encontros de estudantes com imortais (AML nas escolas)

SÃO LUÍS - Depois do sucesso do projeto ano passado, a Academia Maranhense de Letras (AML) retoma, amanhã, às 9h e às 15h, suas atividades itinerantes junto à comunidade estudantil. As primeiras instituições de ensino contempladas com o projeto “AML nas Escolas” serão Centro de Ensino Justino Pereira, na Cidade Operária (pela amanhã), e Escola Militar 2 de Julho, na Vila Palmeira (à tarde).

Ano passado, a iniciativa beneficiou em torno de dez escolas, oportunizando um contato direto do corpo discente com os imortais da Casa de Antônio Lobo. Segundo o escritor Benedito Buzar, presidente da AML, o projeto, na primeira parte, consiste na visita de acadêmicos às escolas, e na segunda, a retribuição dos estudantes, que são recebidos no QG dos intelectuais, na Rua da Paz. Ao término da atividade na escola, os acadêmicos deixam obras de autores maranhenses a serem incorporados às bibliotecas.

“É uma conversa para que nós, acadêmicos, discorramos sobre o trabalho da AML, a nossa relação com a literatura, obras e sobre a importância de eles lerem os grandes clássicos, bem como conhecer o trabalho dos contemporâneos e os autores maranhenses. Ano passado, vivenciamos momentos muito agradáveis ao lado da classe estudantil”, disse Benedito Buzar, informando que entre cinco e seis imortais participam das visitas, em cada instituição de ensino.

O segundo momento do projeto é o encontro dos estudantes com os acadêmicos na própria AML, para que eles conheçam a estrutura e entendam como funcionam os encontros semanais. “É bastante interessante esse projeto, porque é uma oportunidade que temos de ultrapassar os limites físicos da academia e mostrar que se trata de uma instituição que precisa dialogar com a comunidade, incluindo os estudantes”, destacou Buzar.

É também intenção dos acadêmicos revelar novos talentos da literatura, pois muitos demonstram interesse pela área nos encontros com os imortais. Em resumo, o projeto “AML nas Escolas” objetiva, entre outras coisas, incentivar o hábito da leitura, formar novos leitores e divulgar as produções literárias maranhenses.

Serviço

O quê

Retomada do projeto “AML nas Escolas”

Quando

Nesta sexta-feira, às 19h e às 15h

Onde

Centro de Ensino Justino Pereira, na Cidade Operária (manhã), e Escola Militar 2 de Julho, na Vila Palmeira (tarde)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.