Celebração

Resgate da memória do antigo curso de Direito em fotos e livros

Programação alusiva ao centenário da Faculdade de Direito do Maranhão inclui uma exposição fotográfica e lançamentos de livros, de hoje até sexta-feira, na sede da OAB/MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
(faculdade de direito)

SÃO LUÍS - Em homenagem ao centenário do antigo curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será aberta hoje, às 18h30, no hall da sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), uma exposição fotográfica retratando imagens, arquivos e notícias da época da fundação da instituição. A exposição é parte da programação alusiva. Além da exposição, haverá lançamento de livros.

Segundo o pesquisador Leopoldo Vaz, a exposição tem uma comissão composta por ele, pelo desembargador Cleones Cunha, curador da mostra, e pelo padre João Resende. “Nós tentamos recuperar fotos, arquivos, notícias da época da fundação da Faculdade e recuperamos fotografias de professores e até a extinção da instituição, em 1941. Depois, houve a sucessora, em São Luís, que vai até 1966, quando passa a ser curso de Direito da UFMA. Recuperamos essa primeira fase da faculdade. Essa exposição deverá ser itinerante e já está acertado que, daqui, ela irá para a UFMA, depois para o Tribunal de Justiça do Maranhão e também para Imperatriz, em agosto”, detalhou. O primeiro prédio da instituição ficava em frente ao Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol.

Na quinta-feira, às 12h, será lançado o livro “Direitos Fundamentais à luz da Constituição Federal”, de Raymundo Juliano do Rego Feitosa, Ana Paula Rocha Bonfim e Edilane Bonato. No encerramento da programação, na sexta-feira, será a vez da apresentação do livro “Artigos em homenagem ao Centenário do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão”, organizado por Antonio Oneildo Ferreira e Rossini Corrêa. A programação completa do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão pode ser acessada no site oab.org.br.

Além disso, serão lançados os livros “A natureza contramajoritária da advocacia”, do advogado e diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira, nesta quarta-feira, às 20h, na sede da OAB/MA, e “Lúcia – biografia de Lúcia Miguel Pereira”, de Fábio de Sousa Coutinho, amanhã, às 10h, também na sede do órgão. E também “Temas Constitucionais – O Direito Constitucional no Brasil e na Península Ibérica”, organizado por Sergio Victor Tamer, na sexta-feira.

Criado em 28 de abril de 1918, o curso de Direito nasceu junto com a Faculdade de Direito do Maranhão, primeira escola isolada de nível superior do estado. Em 1966, a Faculdade de Direito foi integrada à Universidade Federal do Maranhão. Uma das atividades comemorativas será a entrega da medalha Domingos Perdigão a 10 personalidades do Direito.

Além da OAB/MA e da Escola Superior de Advocacia (ESA), também integram a Comissão Organizadora do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão o Conselho Federal da OAB, a Academia Maranhense de Letras (AML), a Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Escola de Formação de Governantes (EFG) e o Centro Ignácio Rangel.

Serviço

O quê

Exposição fotográfica e lançamentos de livros na Programação do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão

Quando

De hoje até sexta-feira

Onde

Sede da OAB/MA (Calhau) e Auditório da Associação Comercial do Maranhão (encerramento)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.