Atentado

Motorista de ataque com van responderá por 10 homicídios

Alek Minassian foi preso na segunda, 23;ele foi membro das Forças Armadas canadenses por dois meses e faria parte de uma comunidade online chamada ''celibato involuntário''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

TORONTO - Alek Minassian, de 25 anos, detido como motorista da van que atropelou dezenas de pedestres na segunda-feira,24, em Toronto, foi apresentado a um tribunal nesta terça e acusado de dez homicídios. Ele também irá responder por 13 tentativas de assassinato.

Uma representante da Defesa Nacional do Canadá disse à agência Associated Press que Minassian fez parte das forças armadas do país entre 23 de agosto e 25 de outubro de 2017, mas não completou o treinamento e pediu para ser liberado voluntariamente.

Segundo a rede NBC, a polícia declarou que Minassian se envolveu em uma discussão online sobre Elliot Rodger, um atirador que matou seis pessoas em Santa Barbara, Califórnia, em 2014. Roger, que cometeu suicídio após as mortes, foi descrito pela polícia como um solitário que estava infeliz com a falta de experiências sexuais com mulheres durante a faculdade.

Investigadores do caso no Canadá disseram que posts de redes sociais de Minassian foram analisados para determinar se ele estava associado com uma comunidade conhecida como "incel", diminutivo de "involuntary celibate" (celibato involuntário, em tradução livre). A comunidade é conhecida por ter como membros homens que são sexualmente frustrados e não conseguem manter relações com mulheres.

Mais cedo, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que o atropelamento não alterou o nível de segurança do país, nem os preparativos para a cúpula do G7 em Quebec, em junho. Ele acrescentou que os canadenses não devem viver com medo.

Falando a repórteres no Parlamento, Trudeau afirmou que levará tempo até que os motivos do suspeito sejam esclarecidos, mas que todos os canadenses estavam com Toronto após atropelamento.

Atropelamento

A van branca de aluguel subiu sobre a calçada num trecho movimentado da Rua Yonge, em Toronto, atropelando pedestres ao longo de aproximadamente 1 km. Dez vítimas morreram e outras 15 estão feridas. A van fugiu do local circulando às vezes pela calçada e, em outras ocasiões, na contra-mão. Cerca de 25 minutos depois, a polícia deteve Alek Minassian perto da van, num local nas imediações do atropelamento.

Um perfil no site de rede social LinkedIn identifica Minassian como um estudante no Seneca College em North York, bairro no norte de Toronto onde o ataque ocorreu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.