Disputa

Inscrições abertas para a Olimpíada de Robótica

A OBR é totalmente gratuita, e podem participar alunos matriculados em escolas dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico; coordenação nacional desta edição é da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Na primeira fase, prevista para 8 de junho, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante
Na primeira fase, prevista para 8 de junho, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante (OBR)

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2018), um dos maiores eventos do país na área de robótica, está com as inscrições abertas até 18 de maio. Com mais de 10 anos de realização, a OBR é uma olimpíada científica dividida em duas modalidades: prática e teórica. A OBR é totalmente gratuita, e podem participar alunos matriculados em escolas dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico. A coordenação nacional desta edição é da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica e, na primeira fase, prevista para 8 de junho, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante inscrito. Já a segunda fase da modalidade teórica acontece no dia 24 de agosto, nas sedes regionais da OBR. As provas são elaboradas por uma comissão de professores, e todas as questões demandam conteúdo dos ensinos Fundamental e Médio para resolver problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica. Os melhores alunos dessa modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho no nível nacional.

Já a modalidade prática consiste em um desafio: considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até qua­tro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa (PB), em novembro de 2018.

Novidade
A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do Fundamental e Médio), haverá um terceiro, o "nível zero", voltado a alunos de 1° a 3° anos do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 8 anos, com o objetivo de difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional. No "nível zero", haverá apenas uma etapa.

A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo o Brasil. Participam também da organização nacional o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca-Unicamp), Sesi-São Paulo, RoboCup, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Fe­deral de São João Del-Rei (UFSJ), Mostra Nacional de Robótica (MNR), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

SAIBA MAIS

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições, que esclarece todos os procedimentos. Mais informações no Facebook, em www.facebook.com/OBRobotica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.