No interior do MA

Chuvas intensas deixam milhares de desabrigados no Maranhão

8.904 pessoas que estão desabrigadas e necessitando de ajuda, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual; 12 municípios decretaram situação de emergência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - As chuvas torrenciais que caem no interior do Maranhão já afetaram cerca de 2.224 famílias, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Esse número corresponde ao total de 8.904 pessoas que estão desabrigadas e necessitando de ajuda. Ainda segundo o boletim, a Região Centro Maranhense é a que mais sofre o impacto causado pelos temporais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que 12 municípios decretaram situação de emergência, são eles: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale, Caxias, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum, Formosa da Serra Negra, São Luiz Gonzaga, Conceição do Lago Açu.

Das 12 cidades, apenas duas: Trizidela do Vale (cidade distante 260 quilômetros da capital maranhense) e Marajá do Sena tiveram a aceitação, na prática, dos quadros alarmantes em seus territórios por parte do Governo Federal. Os reconhecimentos das situações de emergência das cidades maranhenses por meio de Portarias – que terá vigência de 180 dias - foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o Ministério da Integração Nacional, outras seis cidades do Maranhão (Pedreiras, Tuntum, São João do Sóter, Lago dos Rodrigues, Brejo e Conceição do Lado Açu) também solicitaram a oficialização da situação de emergência ao Governo Federal. Os pedidos estão sob análise. Em situação de emergência, os municípios poderão ter acesso às ações do Governo Federal, como envio de kits de higiene pessoal.

De acordo com o Governo Federal, para ter acesso aos recursos emergenciais, as prefeituras das cidades interessadas devem apresentar o chamado Plano Detalhado de Resposta (PDR), uma espécie de relatório contendo os danos causados pelas chuvas, as implicações destes problemas à população e quais as necessidades básicas que devem ser assistidas de forma prioritária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.