Acidente

Van atropela pedestres e deixa 9 mortos em Toronto, no Canadá

Polícia diz que 16 pessoas estão feridas. Suspeito foi detido em outra região da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

TORONTO - Uma van atropelou pedestres em Toronto, no Canadá, ontem. Segundo a polícia local, o veículo fugiu da cena em seguida, mas o suspeito foi preso momentos depois.

Peter Yuen, chefe da polícia, falou aos jornalistas no fim da tarde e confirmou as mortes: “São 9 pessoas mortas e 16 feridas. Recebemos várias ligações de pessoas dizendo que um veículo estava atropelando pessoas por volta de 13h30. Localizamos a van e o motorista está sob custódia".

Ele também disse que a polícia divulgará um número de telefone para receber pistas de testemunhas. A polícia também analisará imagens de câmeras de segurança da região.

As autoridades não falaram se o suspeito disse alguma coisa ou qual seria o motivo do ataque: "Deve ser uma investigação longa". O trânsito no local seguirá fechado até que as investigações acabem.

De acordo com a agência Reuters, o hospital Sunnybrook recebeu 8 pacientes vindos do incidente. Das oito pessoas admitidas no hospital, uma morreu, 5 estão em estado em estado crítico, 1 pessoa em estado grave e 1 pessoa em bom estado.

Um veículo da cor branca subiu a calçada na região da rua Yonge com a avenida Finch por volta da 13h30 (horário local). Uma parte do serviço de metrô da Linha 1 da cidade foi fechada pela polícia.

A van branca é da Ryder, uma empresa de aluguel de veículos. Em comunicado divulgado à imprensa, a empresa disse estar colaborando com as investigações: "A Ryder está ciente do incidente envolvendo uma van alugada atingindo pedestras em Toronto nesta segunda. Estamos triste com este trágico evento. Levamos a segurança de toda a nossa frota muito a sério e estamos colaborando totalmente com as autoridades".

O prefeito de Toronto, John Tory, pediu que as pessoas não fiquem na região para que os policias possam trabalhar: “Nossos corações e pensamentos estão com as vítimas e seus familiares. Quero garantir que a cidade está em boas mãos. Estamos pedindo as pessoas que trabalham ou moram na área que não venham para este local se já não estiverem aqui. Também pedimos que os negócios locais fechem e voltem para casa. Estamos tentando tirar as pessoas da região para que possamos investigar o que aconteceu sem interrupções.”

Terrível incidente

O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau falou sobre a situação aos jornalistas: "Nossos corações estão com todos os atingidos por este terrível incidente. Obrigada para as equipes que forma as primeiras a chegar no local. Estamos monitorando a situação de perto."

Nas redes sociais, pessoas próximas da região registraram o trabalho de paramédicos. Algumas testamunhas disseram ao canal City News que "pessoas foram arremessadas para todos os lados".

"Ouvimos um barulho de batida alto e alguém gritando", disse uma das testemunhas. "Alguns quarteirões para frente tinha um homem deitado na rua. Ele tinha sido atingido por um veículo. Os sapatos dele estavam jogados longe. Claramente ele tinha sido atingido fortemente e arremessado longe".

Um homem chamado Ali disse a CNN que viu a van e que o motorista parecia estar mirando nas pessoas: "Esta pessoa estava intencionalmente fazendo isso, ele estava matando todos. Ele continuou e continuou. As pessoas foram atingidas uma depois da outra".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.