Festança

Religiosidade, beleza e graça no São João com o Boi de Morros

O grupo folclórico Boi de Morros está na concentração para a festa e irá para os arraiais com 150 componentes, sendo 33 novos integrantes, aprovados em recente seletivo; tradicional ritual de batizado do novilho acontecerá dia 2 de junho, no município de

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Depois de concluir o seletivo para agregar novos integrantes ao seu corpo de baile, o Boi de Morros deu a largada para os ensaios mais intensos visando à temporada junina. O grupo folclórico concebido às margens do Rio Munim, um dos mais importantes do município homenageado no projeto, apresentará nos terreiros juninos o tema “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Os ensaios acontecem aos sábados, na Escola Magnólia (Forquilha), e aos domingos, na Chácara Irmão Sol (Alto do Turu), de propriedade do grupo.

Assim como em anos anteriores, no seletivo deste verificou-se uma alta demanda. De acordo com a coordenadora geral do Boi de Morros, Clarissa Lobato, foram 216 inscritos, mas apenas 33 candidatos atenderam aos pré-requisitos exigidos pela produção para integrar o grupo, sendo 15 índias, oito índios, quatro vaqueiros campeadores e seis vaqueiros de fita.

“O Boi de Morros sempre dá oportunidade a pessoas que se mostram interessadas em fazer parte do nosso espetáculo, mas, infelizmente, não podemos acolher a todos. Daí o rodízio que fazemos todos os anos, por meio dos seletivos. É claro que há integrantes fixos, mas quem nos assiste sempre percebe uma renovação em cada temporada. Isso dá mais vida e graça ao grupo”, destacou a coordenadora.

Vitrine - Ainda conforme Clarissa Lobato, como o espetáculo do Boi de Morros não deixa de ser uma vitrine do folclore maranhense, no que se refere aos grupos de bumba meu boi de orquestra, há algumas exigências apresentadas no seletivo: demonstrar amor pelo folclore maranhense, conhecer os passos básicos de um boi de orquestra, gostar de cantar as toadas e dançar com leveza e graça. “São itens fundamentais que levamos a sério. O resto é com a gente, que cuidamos de tudo para que os integrantes, todos juntos, brilhem nos arraiais, levando a força da nossa religiosidade para o auto do bumba meu boi”, frisou.

A esses, acrescente-se um item: muita disposição para enfrentar uma maratona de apresentações, pois o grupo, um dos mais aplaudidos nas noites juninas, é também um dos mais requisitados. É preciso estar em boa forma física para dar conta do recado. Mas isto não é problema para a maioria, que se prepara dentro das academias de ginástica e em atividades físicas, algumas delas oferecidas na própria Chácara Irmão Sol, com torneios de futebol, vôlei e outras modalidades. A programação faz parte da política de incentivo à saúde da diretoria geral do grupo folclórico. “Somos uma família e estamos sempre juntos, não somente nos arraiais”, revelou Clarissa Lobato.

O Boi de Morros ficou famoso também por agregar ao corpo de baile lindas moças e belos rapazes exibindo corpos esculturais. Mas, segundo a coordenadora, saúde sim, mas beleza é o que menos importa. “O boi ganhou certa notoriedade no Maranhão por conta disso, mas não impomos essa qualidade aos brincantes. Para nós, o que importa é a beleza do conjunto da obra. É o canto, são as toadas, é a dança, a indumentária e, mais que tudo, a nossa maneira de homenagear o folclore da nossa terra, do qual nos orgulhamos e levamos para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Além dos ensaios, a produção da manifestação folclórica prepara a “Noite da Indumentária”, uma inovação realizada para a apresentação anual do novo figurino. Desta vez, o evento acontecerá no mês de maio, na Associação do Ministério Público do Maranhão (Calhau). A data, no entanto, ainda não foi anunciada. E dia 2 de junho, será realizado o tradicional ritual de batizado do novilho e dos brincantes, no município de Morros, com a presença da digital influencer Thaynara OG, embaixadora do grupo folclórico. Segundo a produção, OG já teria confirmado presença.

A primeira apresentação do Boi de Morros dentro da programação junina deste ano deverá acontecer em um shopping da capital. Figurinos, coreografias e toadas, entre outras coisas, farão alusão ao “Sagrado Coração de Jesus”, de acordo com a produção. Quatro novas toadas estarão no repertório, também primando pela contextualização com o tema central.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.