Vitória

Presidente eleito do Paraguai promete um governo de união

Acabaram as divisões estéreis, afirmou Mario Abdo Benítez ,após garantir a vitória. Conservador é filho de secretário privado do ditador Alfredo Stroessner

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

ASSUNÇÃO - O presidente eleito do Paraguai, Mario Abdo Benítez, prometeu um governo de união em seu primeiro discurso após a apuração das urnas da eleição ocorrida no domingo,22. Ele promete manter o rumo econômico e atrair mais investimentos ao país latino-americano.

Abdo, do Partido Colorado, tinha 46,46 % dos votos contra 42,72 % de seu principal rival, Efraín Alegre, da aliança oposicionista de centro-esquerda, com 98 % das seções eleitorais contabilizadas ma tarde de ontem.

O presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Jaime Bestard, considerou o resultado irreversível e proclamou a vitória de Benítez ainda na noite de domingo.

"Acabaram as divisões estéreis", disse Abdo, de 46 anos no seu discurso de vitória diante de milhares de simpatizantes que agitavam bandeiras vermelhas e dançavam em frente à sede do partido, de acordo com a Reuters.

"Nossas diferenças têm que servir para construir... nós somos construtores e sejam bem-vindos todos aqueles que querem construir uma pátria justa, uma pátria com igualdade, uma pátria com moral, com instituições fortes, independentes", acrescentou.

"Nossa democracia deu o exemplo. Corre o mundo a notícia de que no Paraguai a democracia se consolidou e de um passo à frente para um país unido e reconciliado", afirmou Abdo Benítez, segundo a France Presse.

A vitória de Abdo foi muito mais estreita do que o projetado pelas pesquisas eleitorais, assim como por algumas sondagens de boca de urna, e levou o adversário a não reconhecer a derrota, segundo a Reuters.

Abdo representa a continuidade e propõe impostos baixos e isenções para estimular o investimento estrangeiro e a produção agrícola do país, quarto exportador mundial de soja e importante produtor pecuário.

O ex-senador, educado nos Estados Unidos e conhecido como "Marito", também disse que quer construir laços com a China sem comprometer o vínculo diplomático com Taiwan.

Laço com Stroessner

O jovem conservador recém-eleito tem laços com a última ditadura do país. O pai dele foi secretário privado do ditador Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai com mão de ferro por 35 anos até fevereiro de 1989.

"Lamento a parte negra da nossa história, mas, como muitos paraguaios, acho que não deve ser uma desculpa para manter uma divisão entre compatriotas. Eu tinha 16 anos quando Stroessner caiu", afirmou quando ainda era candidato.

Mas esse passado foi deixado de fora de sua carreira política e da campanha eleitoral.

"Quem tem menos de 40 anos não se lembra da ditadura. E é por isso que não está na discussão desta campanha", afirma o analista político Francisco Capli à AFP.

Divorciado de Fátima María Díaz Benza, com quem teve dois filhos, Abdo se casou novamente com Silvana López Moreira Bo, filha de uma família da alta sociedade de Assunção.

Pequeno príncipe

Afirma ter construído uma identidade própria, apesar de sua origem, tendo sido criado como um pequeno príncipe. Seu pai foi processado por enriquecimento ilícito. Foi um dos primeiros prisioneiros da democracia que se instalou após a queda de Stroessner, mas finalmente foi absolvido.

Juntou-se à militância política dentro do movimento Paz e Progresso, o lema do governo da ditadura.

Em 2013, foi eleito senador e depois presidente do Congresso em 2015, ano que marcou o ponto de virada e o ponto de ruptura de suas relações com o presidente Cartes.

Na crise de março de 2017, os opositores reagiram com violência e incendiaram uma parte do Congresso em protesto contra a pretensão do presidente Cartes de aprovar uma emenda que o qualificaria para a reeleição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.