Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
DONA MARLY e o presidente José Sarney, que hoje está completando bem vividos 88 anos, exibindo extraordinário vigor físico, perfeita lucidez e muita dedicação à literatura, com o lançamento de novos livros como o recente “Galope à beira-mar”, um novo sucesso editorial
DONA MARLY e o presidente José Sarney, que hoje está completando bem vividos 88 anos, exibindo extraordinário vigor físico, perfeita lucidez e muita dedicação à literatura, com o lançamento de novos livros como o recente “Galope à beira-mar”, um novo sucesso editorial

Triste retrato
O país está a menos de seis meses das eleições e o quadro não é nada animador. Nas conversas em Brasília, há sempre uma incógnita: o que se
esperar dessa eleição.
Nunca um quadro eleitoral esteve tão confuso e embaralhado. Os principais nomes da disputa à Presidência enfrentam ações na Justiça.
Levantamento da Folha de S.Paulo aponta que, dos 20
pré-candidatos, pelo menos
15 são responsáveis por 160
casos em tribunais do país.
Um triste retrato da realidade da política brasileira, na qual muitos dos parlamentares estão mais preocupados em se reeleger para manter o foro privilegiado do que em legislar pelo país.

Experiência
Com 117 anos, morreu no final de semana a japonesa Nabi Tajima, considerada a pessoa mais velha do mundo. Agora, a conterrânea Chiyo Miyako, com 116 anos e 356 dias de idade, assume o posto.
O Japão é conhecido pela expectativa de vida elevada dos moradores. Com 127 milhões de habitantes tem quase 68 mil centenários.
O Brasil, com 207 milhões, conta com 16 mil pessoas que já passaram dos cem.
Não há estatística que informe com precisão quantas pessoas centenárias existem no Estado. Em São Luís, passam de uma centena.

Na estaca zero
A medida provisória (MP) 808, que alterou trechos polêmicos da reforma trabalhista (Lei 13.467), perdeu a validade ontem
colocou no limbo trabalhadores intermitentes, gestantes em atividades insalubres, garçons e autônomos.
Com isso, as mudanças na legislação aprovadas inicialmente pelo Congresso voltam de maneira integral aos tribunais.
O resultado é o surgimento de mais uma nuvem de incertezas sobre a interpretação das normas, apontam especialistas.
Com a perda da validade da MP, a reforma passa a valer exatamente como havia sido aprovada. O cenário, que já é marcado pela insegurança jurídica, tende a piorar.

Centenário de Faculdade
A programação do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão será marcada pela abertura de uma exposição de fotografias na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, no Calhau, reunindo imagens de antigos professores e passagens da história da instituição.
A exposição será itinerante e deverá passar pela Universidade Federal do Maranhão e, também, pelo município de Imperatriz,
no mês de agosto.
Além disso, também consta da programação, entre outras coisas, a conferência intitulada “A Natureza Contramajoritária da Advocacia”, a ser proferida pelo tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Oneildo Ferreira. Na ocasião, ele ainda lançará
livro homônimo.

Sarney festeja 88 anos
Longe do burburinho político do Planalto Central, o ex-presidente José Sarney está há quase um mês em São Luís, acompanhando sua amada esposa Dona Marly Sarney, que aqui espera a confirmação de data para ir fazer uma cirurgia no joelho com um grande especialista dos Estados Unidos. Hoje, o maranhense mais aplaudido dos últimos tempos, está comemorando bem vividos 88 anos, cercado dos filhos, netos e bisnetos e outros familiares, além dos numerosos amigos que aqui residem.

TRIVIAL VARIADO

Este abril, que T. S. Eliot dizia “ser o mais cruel dos meses”, bateu forte no cinema. Poucos dias após a morte do
tcheco Milos Forman e do italiano Vittorio Taviani, perdemos outro gigante da sétima arte: Nelson Pereira dos Santos, diretor paulista que assinou clássicos como Rio 40 Graus (1955) e Vidas
Secas (1963).

O PMDB, que sempre foi uma potência partidária, vem dando sinais de enfraquecimento. A bancada da legenda na Câmara perdeu o lugar para o PP, e seus dois pré-candidatos ao
Planalto, Michel Temer e Henrique Meirelles, não empolgam em pesquisas.

A já tradicional e esperada corrida de rua anual promovida pelo Colégio Dom Bosco no mês de maio, já tem data marcada: 27 de maio. A novidade fica por conta da edição comemorativa da prova, que em seu sétimo ano, vai comemorar de forma bem especial os 60 anos do
Dom Bosco.

O ex-deputado Manoel Ribeiro está em plena campanha para voltar à Assembleia Legislativa do Estado. Domingo, era o centro das conversas num almoço que reuniu Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Marilena e Zeca Belo, Flávia e Nilson Ferraz, Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Ana Amélia e Mauricio Macedo Santos, Teresa Martins e Aline Ribeiro.

No restaurante “Romero”, na Ponta do Farol, quem foi visto se deliciando com os quitutes da casa foi César Bandeira, acompanhado de Thatiana e um grupo de amigos do condomínio Murano.

Mais esfuziante do que nunca, Maria Vandira Peixoto desembarcou ontem à noite em São Luís para abraçar o aniversariante desta terça-feira. José Sarney, a quem se dedicou como secretária atuante no Senado Federal.


DE RELANCE

Quem lê, desconhece o tédio
Aqui entre nós, ninguém fez qualquer referência ao Dia Mundial do Livro, celebrado ontem. No PH Revista de sábado e domingo passados dediquei uma crônica ao livro, mas sem fazer referência à data. Aprendi em sete décadas de existência que aquele que dedica parte do seu tempo livre à boa literatura desconhece o tédio. Depara, para o bem e para o mal, com tudo o que é próprio da condição humana. Ler nos induz à humildade: é duro nos confrontarmos com grandes ideias nunca
por nós imaginadas.

Falta confiança
Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, mostra o percentual da população que
acredita que o seu país está indo na direção certa. Numa lista com 16 nomes, o Brasil aparece na penúltima posição. China: 94%; Rússia: 60%; Estados
Unidos: 43%; Brasil: 12%; México: 11%.

Nem sempre é renovação
A ideia de “renovação”, tão apregoada nas mídias, mereceu do ex-ministro do Desenvolvimento Social, o deputado federal Osmar Terra, que disputará a reeleição, um comentário interessante: “Esse filme se repete com maior ou menor intensidade a cada eleição. A decisão de eleger novos e não reeleger os que lá estão, deve considerar, antes de tudo, a história de vida e os valores morais que o candidato já demonstrou. Caso contrário estaremos elegendo só novos corruptos…!”

No senado, suplentes numa boa
Chega a 18 o número de senadores que disputa a eleição deste ano, a maioria ao cargo de governador. Com isso, suplentes sem votos podem assumir. Entre os suplentes “financiadores” de campanhas dos titulares mais ricos do Senado, o empresário Joel Malucelli, que assumiria na vaga de Álvaro Dias (PODE-PR), pré-candidato à Presidência, declarou patrimônio de R$ 236 milhões. Malucelli foi alvo da 49ª fase da Operação Lava-Jato, no início de março, acusado de ter pago propina ao ex-ministro Antonio Delfim Netto.

Candidatos processados e/ou presos
Com base no levantamento elaborado pela Agencia Folha, indicando o número de problemas que os pré-candidatos enfrentam na Justiça, convém refletir: “Se pelo menos 15 dos 20 pré-candidatos à Presidência da República enfrentam problemas sérios na Justiça, somando um total de 160 denuncias e investigações, fica mesmo difícil para o eleitor separar o joio do trigo”.

Caminhadas gratuitas
Numa época em que a moda é criar grupos de WhatsApp para o condomínio, surge uma maneira diferente de se conectar com os vizinhos. São Luís, até onde se sabe, vai ficar de fora na primeira edição de um festival mundial de caminhadas gratuitas. O Jane´s Walk – que tem esse nome em homenagem à ativista americana Jane Jacobs – é um movimento que incentiva as pessoas a realizarem passeios a pé e compartilharem histórias sobre seus bairros. O evento acontece em mais de 45 países. No Brasil serão 12 cidades. É de 4 a 6 de maio.

Centro Cultural do MP
A Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, deverá ganhar brevemente um Centro Cultural, que irá funcionar na antiga sede da PGJ, no Centro de São Luís. A proposta nesse sentido foi apresentada pelo diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e visa criar um espaço para produção e difusão das artes e cultura, envolvendo ações institucionais, especialmente as coordenadas pelos Centros de Apoio Operacional nas áreas de meio ambiente, educação, infância e juventude, probidade administrativa, direitos humanos, saúde, idoso e pessoa com deficiência, criminal e consumidor.

Sonho meu
Em um jantar com amigos emana passada no restaurante peruano Taipá, no Lago Sul, em Brasília, Ciro Gomes confidenciava a alguns amigos que nos próximos dias vai ter um papo cabeça com o ex-ministro Joaquim Barbosa. Ciro acalenta o sonho de contar com o apoio do PSB à sua candidatura, com Joaquim como vice. O problema é Joaquim, primeiro, se acertar com o PSB.

Para escrever na pedra:
“Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor”. De Oscar Wilde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.