Saúde

Iniciada campanha de vacinação contra gripe em São Luís

Campanha, realizada nos postos de saúde, busca proteger grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada e mulheres gestantes e puérperas

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Começou ontem, em todo o Brasil, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Além do vírus mais comum (H1N1), a vacina trivalente protege contra o H3N2 e o B e tem eficácia de seis a 12 meses.
Segundo o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses da vacina serão entregues aos estados. Nesta primeira etapa, 35% (8,75 milhões) foram destinados ao Maranhão. A imunização está sendo feita em todos os postos da rede municipal de saúde até o dia 1º de junho e visa imunizar mais de 230 mil pessoas em São Luís, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A Semus informou que o envio das doses acontece de forma gradativa, já tendo recebidas cerca de 40 mil doses, o que corresponde a 20% do total destinado à capital.

A vacinação realizada nos postos de saúde busca proteger a população que faz parte dos grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes públicas e privadas, mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças crônicas, conforme informou Rita de Cássia Carneiro, coordenadora de enfermagem.

O aposentado Carlos Santos, de 64 anos, contou que todo ano participa da campanha e ressalta a importância da prevenção. “A pessoa com a idade que eu tenho e aproveitar a campanha é muito importante. Eu sou um dos primeiros a chegar aqui e acho bom, porque, se você não se vacina, corre o risco de pegar uma gripe mais forte”, destaca.

Aqueles que não fazem parte do público-alvo da campanha também podem ser imunizados em clínicas e hospitais particulares. O preço varia entre R$ 100,00 e R$ 200,00. A vacina é contraindicada apenas em casos de alergia a ovo ou algum dos componentes da fórmula.

Dia D
O chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. A previsão é de que nessa data estejam abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, informou o ministério.

Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

SAIBA MAIS

Devo ir ao hospital assim que sentir um dos sintomas da gripe?
Nem sempre. Pode ser que seja apenas um resfriado. Ir ao pronto-socorro ou a um consultório médico pode expor a pessoa, que já está com a imunidade baixa, a micro-organismos e fazer com que ela contraia a gripe ou outras doenças.

Qual o período de maior incidência da doença?
Entre abril e outubro, principalmente no mês de junho, segundo o Ministério da Saúde.

Como a gripe é transmitida?
Pelo contato direto com a secreção do doente (ao espirrar, tossir ou falar) ou pela mão, tocando objetos como mesas, maçanetas, talheres infectados e levando à boca, nariz e olhos. Os vírus vivem por duas a oito horas em superfícies.

Quais são os sintomas?
A febre alta é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias. A doença também causa tosse seca, coriza e dor muscular, de cabeça e de garganta. Se o paciente apresentar dificuldades para respirar, lábios com coloração azulada ou arroxeada, dor abdominal ou no peito, tontura, vômito persistente ou convulsão, deve procurar o serviço de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.