PH

Waldir e problema a menos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
KETERY CARVALHO, que forma com o médico Carlos Humberto de Carvalho Jr., um dos casais de grande charme de nossa sociedade, abriu ontem o belo apartamento que possui na Barra, no Rio de Janeiro, para homenagear os globais Alonquel Uchoa e Alice Monteiro
KETERY CARVALHO, que forma com o médico Carlos Humberto de Carvalho Jr., um dos casais de grande charme de nossa sociedade, abriu ontem o belo apartamento que possui na Barra, no Rio de Janeiro, para homenagear os globais Alonquel Uchoa e Alice Monteiro (PH01)

O deputado federal Waldir Maranhão respirou aliviado no fim de semana. E por um motivo justo: o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu arquivar investigação no âmbito da Operação Lava-Jato contra o parlamentar maranhense e outros cinco deputados do PP que eram acusados de participação no repasse de R$ 2,7 milhões da empreiteira Queiroz Galvão utilizando a intermediação do diretório do PP.

Boi de Morros
“Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração” é o tema do espetáculo deste ano do Boi de Morros, um dos mais festejados grupos de bumba meu boi do Maranhão.
Tendo como embaixadora a digital influencer Thaynara OG, o grupo folclórico irá para os terreiros com 150 componentes, novas indumentárias e coreografias.
Recentemente, a produção concluiu o seletivo para escolha de mais integrantes para o corpo de baile. De um total de 216 inscritos, foram selecionados 15 índias, oito índios, quatro vaqueiros campeadores e seis vaqueiros de fita.

Boi de Morros 2
A “Noite da Indumentária”, uma inovação do Boi de Morros, realizada para a apresentação de seu novo figurino, acontecerá no mês de maio, na Associação do Ministério Público do Maranhão, no Calhau.
O ritual de batizado do novilho e brincantes, por sua vez, será no dia 2 de junho, em Morros, com a presença de Thaynara OG.
À frente do Boi de Morros está o cantador José Muniz Lobato, mas a engrenagem funciona mesmo pelas mãos da filha dele, Clarissa Lobato, uma incansável em fazer das apresentações um espetáculo visual digno de aplauso.

Despedida do circo
Depois de quatro meses armado no estacionamento do São Luís Shopping, o Le Cirque Amar apresentou o último espetáculo na noite de ontem e despediu-se do Maranhão.
O circo francês comandado pela família Stevanovich conquistou o grande público em sua segunda passagem pela cidade, sob o comando de Bryan Stevanovich, que também participa de números no picadeiro.
Entre os destaques, um dos mais aplaudidos foi o Free Style Motocross, em que os acrobatas, para o delírio da plateia, protagonizavam voos fantásticos sobre a estrutura do Globo da Morte.

Porto São Luís
Palestrantes convidados para o evento “Logística em Foco”, seminário realizado na sede da Faculdade de Negócios Faene, abordaram, principalmente, as vantagens da instalação do Porto São Luís.
O empreendimento, assim que entrar em operação, provavelmente dentro de quatro anos, deverá gerar em torno de R$ 800 milhões nessa primeira fase. As empresas parceiras envolvidas esperam gerar quatro mil empregos diretos. Isto sem contar os indiretos.
Segundo os palestrantes Wellington Beckman, advogado especialista em Direito Marítimo, e Rogério Freitas, especialista em Logística, a capacidade de movimentação do novo terminal será de cerca de 10 milhões de toneladas por ano, sendo 7 milhões de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1,8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.
A obra compreende uma área de 200 hectares.

Sábado alegre e feliz para Joaquim Itapary
Mais que uma simples comemoração de aniversário, a festa dos 82 anos de Joaquim Itapary, no último sábado, foi uma celebração à vida.
O poeta, jornalista e escritor, que efetivamente hoje está mudando de idade, reuniu os familiares e amigos no salão de festas do Condomínio Île Saint Louis para um almoço de quitutes deliciosos, a excelente música de jazz de um trio comandado por Augusto Pellegrini, e um clima de alegria e simpatia que varou a tarde, com o aniversariante, mesmo sem a amada Edna, que permanece em tratamento de saúde, esbanjando felicidade ao lado da irmã Violeta, dos filhos e das netas – uma já avisou que está a caminho o primeiro neto do mais culto e talentoso jornalista de sua geração neste Estado.
Circularam por lá muitos intelectuais e políticos, em lista encabeçada pelo ex-Presidente José Sarney, o senador João Alberto de Souza e o suplente e empresário Mauro Fecury.
Contribuíram para o clima de alegria e simpatia da tarde – num ambiente em que nem mesmo a forte chuva que desabou na Península da Ponta d´Areia conseguiu diminuir o calor da troca de abraços –, Zelinda de Castro Lima (pesquisadora já beirando os 92 anos de idade), Sônia e João Rebelo Vieira, Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Elildes e Fernando Belfort, Glorinha e Mário (Dedé) Holanda de Alencar, Solange e Benedito Buzar, Maria da Paz e José Carlos Sousa Silva, Lourdes e Eliézer Moreira Filho, Lucy e Guto Guterres, Madalena Veiga, Teresa Martins, Bernardete e Natalino Salgado, Antonio José Soeiro, entre outros, muitos outros mais.
Depois, foi o grande coro cantando o “parabéns pra você”, com direito a sopro de velas e muitos aplausos para o aniversariante.

Copa do Mundo
A Copa do Mundo de Futebol vai mexer com a rotina do Brasil.
Em São Luís, a programação alusiva aos jogos da nossa seleção será animada. Uma delas acontecerá na Rua das Gaivotas, no Renascença II, coordenada por uma equipe de animados da Academia Viva Água.
Em resumo, serão atividades desportivas e lúdicas, incluindo a pintura da rua e do estacionamento com desenhos alusivos aos jogos.
Aliás, no fim de semana, a academia promoveu o I Troféu Aníbal Dias Master de Natação, em suas dependências. O evento foi batizado assim em homenagem a um ex-aluno, que partiu precoce e recentemente.

Voz do Parlamento
“A voz do Parlamento” é o novo programa da Rádio Assembleia online e que estreou na semana passada, sob o comando da radialista Josélia Fonseca. A proposta do programa é levar aos ouvintes/internautas as notícias do parlamento, política, o que acontece em São Luís e no Maranhão, e tudo o que foi destaque ao longo da semana.
A Rádio Assembleia está dinamizando sua programação e lançando vários programas, todos com uma proposta bastante interessante e social. Afinal, é papel da rádio o de servir de canal para que a comunidade fique por dentro de seus direitos e deveres enquanto cidadã.

TRIVIAL VARIADO

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que transexuais e travestis podem solicitar a emissão de título de eleitor com seu nome social. Os ministros ainda determinaram a manutenção, no Cadastro Eleitoral, dos dois nomes, tanto o social quanto o civil.

No assunto: um levantamento realizado pelo TSE revela que pelo menos 1.460 travestis e transexuais solicitaram à Justiça Eleitoral, nas últimas semanas, a inclusão de seus nomes sociais no título.

No assunto: além disso, 791 eleitores pediram a alteração de sua identidade de gênero no Cadastro. Os pedidos começaram a ser apresentados aos cartórios eleitorais no dia 30 de abril.

Trabalhadores intermitentes, gestantes em atividades insalubres, garçons e autônomos devem ir para o limbo com a falta de regulamentação da reforma trabalhista, que não foi votada por deputados e senadores.

Tem mais: pelo menos por enquanto, o governo decidiu não enviar ao Congresso nenhuma proposta para substituir a Medida Provisória 808, que faz ajustes na reforma trabalhista e perde a validade hoje, por entender que não há clima no Congresso para retomar o assunto neste momento.

O poeta Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras, lembrou o engajamento de Nelson Pereira dos Santos no dia a dia da Casa de Machado. Foi o primeiro cineasta a ingressar na instituição, eleito em 2006. Nelson fazia também a curadoria do projeto “Cinema na ABL”.

A Petrobras deu inicio a uma campanha para explicar que não é a vilã dos reajustes no preço da gasolina. A empresa é responsável por apenas um terço do preço final do combustível.

Em tempo: antes estão os preços do produto, o importador de gasolina, a carga tributária, o custo do etanol obrigatório e a margem a ser paga pela distribuição à revenda.

DE RELANCE

Adeus ao grande cineasta
Nelson Pereira dos Santos, que partiu para a eternidade no fim de semana, foi um farol para a sua geração. Precocemente transformado em ícone, farol para uma geração que queria colocar o Brasil na tela, Nelson foi um dos pais do Cinema Novo, ao qual deu um de seus mais belos títulos – “Vidas secas” (1963), adaptado do romance de Graciliano Ramos. Conta a lenda que Nelson nem chegou a elaborar um roteiro. Filmava do próprio livro.

Adeus ao grande cineasta 2
O mundo inteiro estava mudando nos anos 1960. Na trilha aberta pelo neorrealismo e pela Nouvelle Vague, pipocavam os cinemas nacionais. A ambição de Nelson e seus amigos - Glauber Rocha, Cacá Diegues, Leon Hirszman, Ruy Guerra, etc. - não era pequena. Queriam mudar o cinema, e o mundo. Boa parte da obra de Nelson Pereira dos Santos é feita de adaptações. Nelson Rodrigues, Graciliano, Guilherme de Figueiredo, Machado de Assis, Jorge Amado.

Adeus ao grande cineasta 3
A propósito: foi, com “Vidas secas”, um dos definidores da estética da fome. Com “Fome de amor” (1967), realizou seu filme mais experimental. Com “O amuleto de Ogum” (1974), deu talvez a sua mais bela contribuição a um cinema nacional e popular. Com “Memórias do cárcere” (1984), voltou a Graciliano e assinou outra obra-prima. Com “A estrada da vida” (1981), filmando Milionário e Zé Rico, fez um filme adiante de sua época. O artista como trabalhador. Nelson continuou adaptando - “Casa Grande e Senzala”, “Raízes do Brasil”. Documentou Zé Keti e Antônio Carlos Jobim, o Tom.

Lagoa da Jansen
A deputada Andrea Murad publicou um vídeo nas redes sociais em que denuncia a falta de cuidados no “Complexo Esportivo Lagoa da Jansen” que, segundo ela, não está mais parecendo um cartão-postal. A deputada mandou um recado para o poder público reclamando das condições da área, que deveria estar sendo (melhor) cuidada. Tudo indica que o assunto será repercutido na tribuna da Assembleia Legislativa.

Maresia da Maré
Mesmo com a Casa das Dunas em reforma, o produtor cultural Ricardo Fernandes não descansa. Agora, ele atrai as atenções da ala jovem de São Luís para o projeto “Maresia da Maré”, que acontece aos domingos, no espaço “Chama Maré”, na Península da Ponta d’Areia. “Maresia da Maré”, na verdade, é um misto de gastronomia e música, com uma pitada generosa de reggae na receita. O diferencial, além do por do sol de bandeja e de graça (é claro!), são os food trucks, que dão mais sabor a quem deseja começar a semana com uma bela paisagem e a vibe positiva dos frequentadores.

Novo canal no Youtube
A digital influencer maranhense Thaynara OG, que no Instagram tem mais de dois milhões e 600 mil seguidores, está lançando um canal no Youtube e já tem uma espessa lista de inscritos. Divertida e espirituosa, a advogada que ficou famosa por produzir vídeos descontraídos sobre sua vida privada, postou um de lançamento do canal em sua página no Insta, tendo como pano de fundo a famosa música do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. No vídeo musical, ela passa a ideia de que o canal é um filho seu que acabou de nascer, com as bênçãos de padrinhos poderosos, como o youtuber Whindersson Nunes.

Toneladas de solidariedade
A solidariedade é elemento marcante por estas bandas. Na última sexta-feira, um grupo de bem feitores da área artística cruzou o Estreito dos Mosquitos para levar mais ajuda às famílias desabrigadas em decorrência das enchentes que castigam vários municípios maranhenses. Sob o comando do cantor Marcelo Bala e do DJ Arsênio Filho, caminhões carregados de donativos dirigiram-se a algumas cidades, entre elas, Tuntum, onde a situação está calamitosa. A solidariedade desembarcou com pelo menos 3,5 toneladas de esperança.

Trote Solidário
Quando é para ajudar o próximo, tudo bem! Na semana que passou, estudantes da Universidade Estadual do Maranhão realizaram mais uma edição do “Trote Solidário”, por meio de doações e atividades. Entre as atividades, contação de histórias, brincadeiras e distribuição de lanche para crianças da Creche Sonho de Criança e da Casa Antônio Bruno. Desta vez, a ação contou com a participação de calouros e veteranos dos cursos de Ciências Sociais, Administração, Direito, CFO Polícia, CFO Bombeiro, Química, Pedagogia e Biologia.

Para escrever na pedra:
“A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma”. De Auguste Rodin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.