Prevenção

HU-UFMA promove atividade para detectar distúrbios da voz em SL

Pacientes são alertados sobre cuidados com a saúde vocal e medidas simples que podem evitar doenças; exames foram realizados no HU

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O protocolo de exames identifica os principais problemas da voz, qualificando-os e quantificando-os
O protocolo de exames identifica os principais problemas da voz, qualificando-os e quantificando-os (voz)

O técnico em refrigeração Diego Soares Ferreira, 28, saiu cedo da Cidade Operária, onde mora, para ir até o prédio anexo do HU-UFMA, na rua das Hortas, Centro, onde estava acontecendo a ação pelo dia Mundial da Voz. Ele teve uma inflamação na garganta há dois meses e mostrava-se preocupado. “Queria saber que problema teria com a minha voz”, disse o rapaz, que estuda canto na Escola de Música de Ribamar. Autônomo, ele não se importou de perder um dia de trabalho para cuidar da saúde vocal.

Assim como ele, outros pacientes tiveram a mesma preocupação e foram em busca do atendimento feito por profissionais do HU-UFMA. Depois de assistirem, atentos, a uma palestra educativa sobre saúde vocal, ministrada pelas fonoaudiólogas Ana Maria Vasconcelos e Monique Lopes, passaram por uma triagem para avaliar a qualidade da voz. “O protocolo identifica os principais problemas da voz, qualificando-os e quantificando-os”, definiu a fonoaudióloga Renata Pinheiro, da Unidade de Reabilitação do Materno Infantil.

Outro que aproveitou o evento para procurar um especialista foi José de Fátima Barros dos Santos, 59, agente de portaria em uma creche na cidade de Rosário, a 75 Km de São Luís. “De tanto falar alto por conta do ruído acho que estou tendo problema com a voz”, queixou-se, enquanto aguardava para fazer um diagnóstico.

Ação
Uma equipe formada por seis fonoaudiólogos se revezavam durante toda a ação, que incluía o exame de videolaringoscopia, realizado em caso de sintomas como a rouquidão, pigarro, dor na garganta e tosse. “É uma espécie de endoscopia da garganta que permite visualizar a laringe/cordas vocais e dessa forma auxilia no diagnóstico de laringites, tumores da laringe, nódulos vocais, pólipos vocais, paralisia de prega vocal, refluxo laringo- faríngeo, entre outros”, explicou a fonoaudióloga Cristine Matos. O HU-UFMA está entre as duas únicas instituições que oferecem esse exame na rede pública do estado.

Detectada a necessidade de tratamento os pacientes seriam encaminhados para agendamento na Rede de Atenção à Saúde. Além de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, o evento alertou para sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças. Entre elas, o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Mais

Dicas para a saúde vocal:

- Beber bastante líquido
- Alimentação saudável
- Evitar gritar ou abusar da voz
- Evitar pigarrear
- Respirar corretamente
- Falar pausadamente
- Comer maçã por ser uma fruta adstringente (aperta a mucosa da boca) e facilitadora do trato vocal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.