Revitalização

Audiência Pública discute plano de manejo do Parque do Bom Menino

O plano foi elaborado por meio de estudos diversos, entre estes, diagnósticos do meio físico, biológico e social, conforme determina o Ministério do Meio Ambiente

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O plano será apresentado em audiência pública, realizada pela Prefeitura de São Luís, quarta-feira (25), a partir das 15h, no Parque do Bom Menino.
O plano será apresentado em audiência pública, realizada pela Prefeitura de São Luís, quarta-feira (25), a partir das 15h, no Parque do Bom Menino. (parque)

SÃO LUÍS - A população ludovicense poderá contribuir para elaboração final do Plano de Manejo do Parque Esportivo e Recreativo do Bom Menino. O plano será apresentado em audiência pública, realizada pela Prefeitura de São Luís, quarta-feira (25), a partir das 15h, no Parque do Bom Menino, Centro. Na ocasião, a comunidade terá acesso aos critérios estabelecidos no plano para utilização do parque e poderão fazer sugestões.

Leia também:

Frequentadores reclamam de falta de manutenção em parque

Estrutura do Parque do Bom Menino está comprometida​

"Este documento tem como objetivo dar a devida publicidade e convocar a sociedade, principalmente comunidades do entorno, para apresentação dos termos. É importante que as pessoas compareçam para conhecer o documento e fazer suas sugestões que serão consideradas na elaboração do plano final", destaca a secretária municipal de Meio Ambiente (Semmam), Maluda Fialho.

As ações sugeridas no plano foram traçadas de acordo com a experiência e o interesse das pessoas que utilizam parque. "Assim, pretendemos dar uma diretriz às ações de gestão, expondo prioridades, formas de monitoramento e avaliação da Unidade de Conservação", reitera a titular da Semmam.

O plano foi elaborado por meio de estudos diversos, entre estes, diagnósticos do meio físico, biológico e social, conforme determina o Ministério do Meio Ambiente. O documento estabelece normas, restrições de uso, ações a serem realizadas e formas de manejo dos recursos naturais do parque, na área interna e em seu entorno. "O Parque do Bom Menino é uma Unidade de Conservação de grande importância para a capital, por sua área de proteção, dadas as características naturais especiais, e os aspectos esportivos e recreativos utilizados pelas comunidades do entorno", reforça.

Conservação

As ações determinadas no documento servirão de base para criação de uma Unidade de Conservação adequada ao que determina o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), órgão do Ministério do Meio Ambiente, e às necessidades das comunidades do entorno e visitantes. "A importância deste documento se faz pelas ações propostas que terão como resultado a manutenção da qualidade ambiental destas áreas protegidas e a promoção dos espaços públicos à sociedade", pontua.

Ao final dos trabalhos da audiência pública, considerando os documentos e contribuições apresentados, será elaborada ata com as providências e recomendações a serem executadas e estarão disponíveis ao público. O documento entra em vigor após a finalização e publicação oficial. O edital informando o evento pode ser acessado no site da Prefeitura de São Luís, na aba 'Editais' ou clicando aqui.

Os estudos técnicos para elaboração do plano foram construídos pela Semmam em conjunto com as secretarias de Educação (Semed), de Desporto e Lazer (Semdel), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Turismo (Setur), de Saúde (Semus), de Segurança com Cidadania (Semusc-Guarda Municipal) e o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.