Cidades | Saúde

Profissionais de saúde treinam para programa de Controle do Tabagismo

Servidores municipais, que atuam na atenção básica, receberam informações sobre condutas a serem adotadas para ajudar pessoas que querem parar de fumar
22/04/2018 às 00h00
Profissionais de saúde treinam para programa de Controle do TabagismoPrograma Municipal de Controle do Tabagismo é mantido pela Prefeitura em sete postos de saúde (Divulgação)

Para ampliar e garantir mais qualidade no atendimento a pessoas que desejam parar de fumar a Prefeitura de São Luís está potencializado o trabalho que já é realizado por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O serviço gratuito é realizado em sete núcleos municipais. Na semana que passou, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que executa as ações, capacitou profissionais que atuam na atenção básica para torná-los aptos ao atendimento dessas pessoas.

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e agentes de Saúde da Família receberam informações sobre a abordagem e condutas a serem adotadas, incluindo a assistência terapêutica e o atendimento farmacológico. A Semus está trabalhando para reforçar o Programa Municipal de Controle do Tabagismo até o fim deste ano.

"A Prefeitura considera a ação prioridade na área da saúde porque o tabagismo é fator de risco para várias doenças. Temos como meta estruturar três novos consultórios em unidades básicas de saúde para oferecer novas possibilidades de intervenção no uso do tabaco", disse o secretário.

Atualmente a rede municipal de saúde disponibiliza para a população sete consultórios para tratamento do vício do fumo, onde os pacientes fazem inicialmente uma consulta individual e, posteriormente, são encaminhados para sessões em grupos multiprofissionais. Além disto, há o suporte do tratamento farmacológico com distribuição gratuita de medicamentos e adesivos. Os consultórios antitabagismo funcionam por demanda direta e estão situados nos centros de saúde Amar (Vila Fialho), Liberdade, Vila Embratel, Turu, Pirapora, Salomão Fiquene (Cohatrac) e Djalma Marques (Turu).

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza também ações preventivas como a instituição de ambientes livres do tabaco e atividades educativas de sensibilização e conscientização junto à população em geral.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte