Saúde

Família de bebê com cardiopatia pede rapidez em atendimento

Bebê de 10 meses tem doenças graves e aguarda atendimento de hospital que não dispõe da prótese adequada.

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
(Ana Célia)

SÃO LUÍS - A luta de Ana Célia, uma bebê de 10 meses que sofre de hipertensão pulmonar e cardiopatia ganhou as redes sociais na sexta-feira,20. A criança precisa de uma cirurgia emergencial e a família tem encontrado dificuldades para conseguir a ajuda médica necessária.

Em São Luís, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) é credenciado para realizar os procedimentos necessários, mas, sobre esse assunto, o hospital informou à TV Mirante que não dispõe da prótese que a criança precisa. A Secretaria de Saúde do Estado, por sua vez, disse que precisa que o HUFFMA oficialize o laudo e as especificações da prótese pra efetuar a compra do material.

Segundo a família, Ana Célia, por conta das doenças, tem dificuldades em dormir e até em respirar. Até a compra do material, no entanto, a família pede suporte para que a criança consiga aguardar sem riscos de vida.

Entenda as doenças

A hipertensão pulmonar afeta as artérias dos pulmões e do lado direito do coração. Falta de ar, tonturas e pressão no peito são alguns dos sintomas. A condição piora com o tempo, mas os medicamentos e a terapia de oxigênio podem ajudar a diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Já a cardiopatia é uma alteração na estrutura do seu coração presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento. Essas alterações ocorrem enquanto o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar cerca de 1 em cada 100 crianças, segundo dados da American Heart Association. É a alteração congênita mais comum e uma das principais causas de óbito relacionados a malformações congênitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.