Agropecuária

Parque Independência será novamente espaço da Expoema

Maior vitrine da agropecuária maranhense, a exposição será realizada de 1º a 9 de setembro, segundo informou com exclusividade a O Estado o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, Ivaldeci Mendonça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Animais de elevado padrão genético em baia durante a Exposição Agropecuária do Maranhão em 2017
Animais de elevado padrão genético em baia durante a Exposição Agropecuária do Maranhão em 2017 (expoema)

O presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ivaldeci Mendonça, anunciou ontem, com exclusividade a O Estado, que o Parque Independência, em São Luís, será novamente o palco da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), com data marcada: 1º a 9 de setembro.
O criador e também advogado Ivaldeci Mendonça disse que a decisão foi tomada durante reunião com o governador Flávio Dino e com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Edjahilson Souza.
Na avaliação do presidente da Ascem, a manutenção da Expoema no Parque Independência, que este ano estará em sua 61ª edição, mostra que aquele espaço é referência para os criadores não só do Maranhão, mas também de outros estados. “O Parque é um espaço já tradicional da Expoema, evento vitrine da agropecuária maranhense, que este ano será bem maior que a do ano passado”, assegurou Ivaldeci Mendonça.
Ele disse que, com essa definição tomada com bastante antecedência, a Ascem terá mais tempo para organizar a Expoema em todos os seus aspectos. Ano passado, a exposição ocorreu excepcionalmente no mês de novembro.
Ivaldeci Mendonça informou que já pretende criar a comissão organizadora, no sentido de tomar as medidas iniciais para a realização da Expoema. Deve ser firmada parceria com o Governo do Estado e Prefeitura com vistas à recuperação e limpeza do Parque Independência.

Retomado
Em 2016, a Expoema não foi realizada porque a Ascem ficou sem espaço para realizá-la, posto que o Parque Independência foi retomado pelo Governo do Estado, espaço então administrado pela entidade em regime de comodato, desde 2009 e cuja vigência iria até 2026.
No ano seguinte, utilizando um tom conciliador, o presidente da Ascem, Ivaldeci Mendon­ça, conseguiu sensibilizar o Governo do Estado sobre a importância da Expoema, tendo o Executivo recuado e cedido o Parque Independência para a realização do evento. Mas como a decisão só foi tomada em julho, o evento, que tradicionalmente ocorre em setembro, teve que ser transferido para novembro.
A Expoema 2017 teve a realização de três leilões e dois shoppings de animais, como uma das atrações que movimentaram a capital maranhense e o setor agropecuário, sendo um espaço de oportunidade de grandes negócios para criadores e expositores com a comercialização de animais e produtos, como sementes, vacina, medicamentos, máquinas, tratores e demais implementos agrícolas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.