Bombardeio

Iraque faz ataques aéreos contra Estado Islâmico na Síria

Premiê iraquiano, Haider al-Abadi, afirmou que o país se defenderá de ameaças de militantes na fronteira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

DAMASCO - O Iraque realizou ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico na Síria, ontem, uma semana depois de o premiê iraquiano, Haider al-Abadi, dizer que o país se defenderá de ameaças de militantes na fronteira.

Caças iraquianos F-16 entraram na Síria para efetuar os ataques depois de uma coordenação com o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, disse um porta-voz militar do Iraque.

"Realizamos ataques aéreos contra gangues do Daesh (Estado Islâmico) em territórios sírios por causa dos perigos representados pelas ditas gangues aos territórios iraquianos, e isso prova as capacidades aprimoradas de nossas Forças Armadas", disse o militar em um comunicado.

No início deste mês Abadi disse que seu país "tomará todas as medidas necessárias se eles ameaçarem a segurança do Iraque", referindo-se aos militantes jihadistas que meros três anos atrás dominaram um terço do Iraque.

O premiê declarou a vitória final sobre o grupo radical em dezembro, mas este ainda representa uma ameaça em bolsões situados ao longo da fronteira com a Síria e continua a cometer emboscadas, assassinatos e ataques com bomba em toda a nação.

Atualmente Bagdá tem boas relações com o Irã e a Rússia, os principais apoiadores de Assad na guerra civil síria de sete anos, e também conta com grande apoio da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.