Crescimento

Indústria movimenta mais de R$ 1,2 trilhão da economia brasileira

Os dados são da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, responsável por representar a indústria na promoção de um ambiente de negócios mais favorável

OESTADOMA.COM / com informações da Agência do Rádio Mais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Quando se trata de arrecadação de tributos, são as indústrias as contribuintes de 30% do que se arrecada com impostos no Brasil.
Quando se trata de arrecadação de tributos, são as indústrias as contribuintes de 30% do que se arrecada com impostos no Brasil. (indústria)

BRASÍLIA - O setor industrial no Brasil é responsável por contribuir com pelo menos R$ 1,2 trilhão na economia brasileira. A importância do setor, tanto na geração de empregos quanto na remuneração de trabalhadores, é grande. Em todo o país, a indústria emprega 9,6 milhões de pessoas, participando de 21% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os dados são da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, responsável por representar a indústria na promoção de um ambiente de negócios mais favorável e de um país mais desenvolvido.

A relevância do setor industrial se reflete em diversas áreas. Ele é responsável por 51% das exportações feitas pelo Brasil, o que impulsiona os produtos brasileiros no mercado internacional. É da indústria que partem 68% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento do setor privado realizados no país. Isso possibilita um posicionamento do país frente a economias internacionais, além de alavancar o próprio mercado interno.

Quando se trata de arrecadação de tributos, são as indústrias as contribuintes de 30% do que se arrecada com impostos no Brasil.

Procurador do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira acompanha no TCU o trabalho desenvolvido pelo Sistema S – do qual a Confederação Nacional da Indústria faz parte. Ao participar de uma audiência pública no Senado onde se discutiu a transparência na aplicação de recursos do sistema, Júlio disse que as entidades que compõem o grupo avançam para se aperfeiçoar na geração de benfeitorias para a população.

“Mais transparência, demonstração de eficiência no uso do recurso público, entrega de resultados palpáveis para a sociedade... isso que vai legitimar e fazê-los avançar, entregar mais resultados para a sociedade brasileira”, comentou.

O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, também avalia como positiva a contribuição dos trabalhos desenvolvidos pelo Sistema S a favor da indústria no Brasil. De acordo com ele, os treinamentos e as capacitações feitas, inclusive pelo Senai, têm avançado de acordo com as demandas e modernização do setor, inclusive frente ao mercado internacional.

“E agora, o Sistema S é necessário para que possamos enfrentar os desafios da nova indústria, da quarta revolução industrial. É a digitalização, o impacto da manufatura avançada, da indústria 4.0 que tá mudando, de forma muito rápida, o ambiente produtivo no mundo”, salientou o parlamentar.

Além de contribuir com o PIB, a indústria é responsável pela formação de 21% dos empregos formais gerados no Brasil, segundo dados da CNI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.