Literatura

Uma lenda para cinema e televisão

Lenita Estrela de Sá lança hoje, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, o livro “Ana do Maranhão – roteiro cinematográfico e minissérie de TV”, seu segundo livro sobre uma das personagens reais que marcou a história do Maranhão

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Lenita Estrela de Sá com a obra
Lenita Estrela de Sá com a obra (Lenita Estrela de Sá / escritora)

A escritora Lenita Estrela de Sá apresenta hoje, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, seu segundo livro sobre uma das mais marcantes personagens do universo lendário maranhense. Trata-se da obra “Ana do Maranhão – roteiro cinematográfico e minissérie de TV”.

Dividido em cinco capítulos, o livro tem 368 páginas e aborda a vida de Ana Jansen a partir de uma perspectiva de ficção, em sua esfera doméstica, retratando a relação da personagem com os filhos, sobrinhos, maridos, vizinhos, amigos e inimigos. “E, simultaneamente, sua participação no jogo do poder político, numa sociedade dominada por homens, mas que ela sempre saía vencedora, apesar de nunca ter recebido do imperador o título de baronesa”, diz Lenita Estrela de Sá.

O livro, o 14ª publicado pela autora reunindo roteiros registrados na Biblioteca Nacional desde 1990, traz duas apresentações, sendo uma de Mackson Luiz (Jornal do Brasil) e outra assinada por Nauro Machado (Jornal de Hoje). A capa revela o talento de Waniel Jorge Silva e foi desenvolvida a partir do único retrato conhecido de Ana Jansen, aos 80 anos. O artista aproveitou a linha do sorriso para, a partir daí, imaginar como poderia ter sido o rosto da personagem aos 40 anos, no apogeu de sua vida amorosa, familiar e política.

“De domínio público é a personagem histórica, não o texto de ficção que diferentes autores criem, a partir dela, a esse texto, emprestando sua visão de mundo, fantasia, estilo narrativo, traços subjetivos e únicos. A questão é simples. É como redação de vestibular: o tema é único, mas, exceto no que for de natureza histórico-biográfica, nenhum texto repetirá nada de outro sobre o mesmo tema”, diz a autora.

Conforme Lenita Estrela de Sá, o que vem a tornar público é o seu texto sobre Ana Jansen, nos gêneros roteiro cinematográfico e minissérie de TV, cheio de personagens fictícios, não referidos em literatura anterior. “Logo, está protegido pela Lei de Direito Autoral, só podendo ser utilizado via contrato de cessão de direito autoral”, informa a autora.

Lenita disse que estava mais do que na hora de tornar a obra pública. “Isso não impede que alguém escreva seu próprio texto sobre a personagem histórica. Só não poderá, porque humanamente impossível, ser igual ao meu no todo ou em parte”, afirma, revelando que, no momento, há um produtor maranhense interessado em produzir a minissérie, mas a peça de teatro e o roteiro para cinema estão à disposição de qualquer pessoa, para negociação contratual.

Serviço

O quê

Lançamento de “Ana do Maranhão – roteiro cinematográfico e minissérie de TV”

Quando

Nesta quinta-feira, 19, às 19h

Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.