Cidades | Chuvas intensas

Temporais ainda causam enchentes no interior

Nível do rio Pindaré está 13 metros acima do normal no período de estiagem; ribeirinhos de Monção e Pindaré-Mirim estão preocupadas
Daniel Júnior 19/04/2018
No interior do estado as enchentes continuam deixando desabrigados

Os temporais que atingem o interior do Maranhão ainda estão causando enchentes e famílias continuam desabrigadas. O nível do rio Pindaré está 13 metros acima do que costuma ficar no período de estiagem, e famílias ribeirinhas das regiões de Monção e Pindaré-Mirim estão preocupadas pelo fato de terem de deixar as casas. A população da área só consegue se locomover com canoa.

De acordo com a Prefeitura de Pindaré-Mirim, já são 500 famílias afetadas pelas inundações, na cidade e na zona rural. Todas essas famílias estão sendo cadastradas para receberem ajuda.
Segundo as previsões iniciais da meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2018 a tendência é que as chuvas fiquem acima da média em todo o estado. A expectativa é que somente a partir dos meses de maio, junho e julho é que tenha uma diminuição no volume de chuvas.

Foi decretada situação de emergência nos municípios de Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum, Caxias, Formosa da Serra Negra e São Luís Gonzaga. O número de famílias desabrigadas já ultrapassa a marca de 2.200 Nessas cidades, beneficiários do Bolsa Família, programa do Governo Federal, tiveram os valores de repasse mensal adiantados.

Caminhão da Potiguar foi carregado com produtos doados pela população

Doações
Ontem um caminhão da Potiguar viajou para Tuntum levando a primeira carga de doações arrecadadas pela empresa para as famílias desabrigadas daquela região. Na primeira
semana de campanha realizada pela Potiguar, foram arrecadados mais de 10 mil quilos de doações, que já foram levados para a cidade de Tuntum na primeira entrega programada. A segunda e última entrega será no dia 23. As pessoas que quiserem ajudar podem doar os seguintes itens: alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, sapatos e água. Até o dia 21, quando a campanha será encerrada, as doações podem ser feitas lojas no Centro, Forquilha, Cohama e Cohafuma, além do Centro de Distribuição.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte