Perigo

Falta de segurança predomina na Quinta do Diamante

Região se tornou um ponto de consumo de entorpecentes, assaltos e violência sexual

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Quem passa ou mora nas proximidades teme por sua segurança
Quem passa ou mora nas proximidades teme por sua segurança (Quinta do Diamante)

Assaltos, consumo de drogas e violência sexual. Práticas que se tornaram rotineiras na área de conservação ambiental conhecida como Quinta do Diamante, no centro de São Luís. Nem mesmo o fato de o local estar próximo a uma delegacia de Polícia Civil intimida os criminosos. Os moradores do entorno estão amedrontados com a insegurança que se instalou naquela localidade e denunciam a região como um esconderijo ideal para infratores que roubam ônibus nas imediações do Parque do Bom Menino.

“Acontecem assaltos direto. Já virou rotina para nós, que moramos e trabalhamos aqui próximo à Quinta do Diamante. Temos de andar com cuidado e saber que a qualquer momento podemos ser vítima desses meliantes, que roubam sem pudor algum”, relatou o microempresário Sérgio Araújo, de 54 anos, enquanto transitava em sua bicicleta para entregar água.

A doméstica Sônia Maria Lopes, de 40 anos, contou que chegou a passar mal após inalar o odor de drogas. “Esses usuários fumam aí, bem do lado do edifício. Sentimos o cheiro. Tem vez que passam o dia todo. Já me senti mal e às vezes tenho vontade de me mudar. Fui uma vez passar um tempo no interior, mas tive de voltar”, explicou.

O técnico de informática Daniel França, de 37 anos, transita todos os dias em um das ruas principais das imediações da Quinta do Diamante. Ele disse que sempre passa na área com muito cuidado. “Graças a Deus nunca fui assaltado. Sinto que aqui é inseguro. Já ouvi casos de assaltos na região. À noite, a situação é pior. Arrancaram as lâmpadas dos postes de iluminação e as ruas ficaram um pouco escuras. Isso é para facilitar roubos”, acrescentou.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por meio do 9º Batalhão da Polícia Militar, informou, em nota, que operações de segurança são executadas frequentemente na região central de São Luís, incluindo o bairro Quinta do Diamante. Equipes da Albatroz, Grupo Tático Móvel e Ronda Tática Móvel (Rotam) desenvolvem abordagens a veículos e pedestres suspeitos nos principais corredores veiculares no entorno da comunidade, que conta inclusive com uma viatura de área.

A SSP ressaltou, ainda, que em caso de eventuais ocorrências criminosas a comunidade deve fazer o registro na delegacia mais próxima e acionar o 190.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.