Dano físico a servidor público

Entidade denuncia agressão sofrida por médica durante plantão

De acordo com a Associação dos Médicos dos Socorrões I e III, profissional recebeu um chute e ainda foi ameaçada com uma pinça;acusado estaria foragido

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - A Associação dos Médicos dos Socorrões I e II (Amess) emitiu nota em que repudia a agressão física sofrida pela médica otorrinolaringologista Janaína Bentivi. De acordo com a entidade, o fato aconteceu no dia 16 deste mês no Hospital Djalma Marques, o Socorrão I, e teria sido cometida por um paciente (cujo nome não havia sido revelado até o fechamento desta edição) que, supostamente, alegou um falso problema de saúde para ter acesso à unidade de saúde.

O presidente da Amess, Érico Cantanhede, confirmou a O Estado a denúncia e disse que o caso foi registrado na Delegacia da Mulher. “O caso é de conhecimento público e está sob a investigação das autoridades públicas”, disse. Ainda segundo ele, a médica gritou para pedir ajuda. “Foi nesse momento que os guardas do Socorrão I chegaram e impediram uma agressão maior”, afirmou.

Questionado, o médico não informou o que teria causado a reação súbita do paciente. O presidente da Amess também não explicou como o acusado conseguiu fugir. Além de formalizar denúncia para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a direção da Amess prometeu que irá acompanhar o caso. “Vamos ver de perto se vão responsabilizar o paciente que fez isso com nossa colega”, informou Cantanhede.

De acordo com o Código Penal, no artigo 331, desacatar funcionário público no exercício da função ou no zelo dela pode levar a pena de seis meses a dois anos, além de cobrança de multa com valor a ser estipulado. A nota da Amess foi amplamente divulgada nas redes sociais e ganhou a solidariedade de várias pessoas que emitiram opiniões favoráveis à médica Janaína Bentivi.

Este não foi o primeiro caso de agressão registrado recentemente no Hospital Socorrão I. No dia 16 de fevereiro deste ano, João dos Santos Bezerra foi atingido com um golpe de faca no peito por um outro homem, identificado como Fábio Pires da Silva. Segundo a polícia, o acusado possuía passagens pela polícia por furto e porte ilegal de arma de fogo.

NOTA

Sobre a agressão sofrida pela Dra. Janaína Bentivi

A A.M.E.S.S. ( Associação dos médicos do Socorrão I e II ), no uso de suas atribuições como entidade médica representativa da categoria vem através desta, repudiar e denunciar à sociedade maranhense uma AGRESSÃO FÍSICA, sofrida ontem ( 16/04/ 2018), no início da noite durante um atendimento no Hospital Municipal Djalma Marques – Socorrão I, onde fora vitimada a Médica Otorrinolaringologista, Dra. Janaína Bentivi, durante seu exercício profissional , por um meliante travestido de paciente lhe dera um chute no abdome ameaçando-a ainda com uma pinça, sendo então nesse momento o mesmo foi contido por um segurança do hospital que o impediu de causar maior agravo à referida colega.

Vejamos o que nos reporta o código penal em referência à desacato sendo nesse caso específico agressão à funcionário público no exercício da sua função.

Art. 331 - "Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela" :
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Fica assim o nosso repúdio frente a esse ato covarde e insano, além de injustificável , que poderia ter um agravo maior à médica em questão, reiterando ainda que é cada vez maior o número de agressões físicas e verbais a médicos e outros profissionais de saúde durante seu exercício laboral, solicitando ainda que providências sejam feitas para salvaguardar a vida de todos nos ambientes hospitalares.

Não podemos ser apenas mais uma estatística, pois todos merecem dignidade e respeito no seu exercício profissional.

São Luís, 17 de abril de 2018.

Érico Cantanhede

Presidente da A.M.E.S.S.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.