Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
CLORISVAL Gomes Pereira ao lado de sua amada Tiana, que hoje está mudando de idade, e dos amigos Ana Maria e Dileno Tavares da Silva, nos salões elegantes de São Luís
CLORISVAL Gomes Pereira ao lado de sua amada Tiana, que hoje está mudando de idade, e dos amigos Ana Maria e Dileno Tavares da Silva, nos salões elegantes de São Luís
O CINEASTA maranhense Luís Mário Oliveira com Paulinha Lobão e Vandy Facundo em sessão especial do filme Jangada, no Cine Praia Grande. Paulinha, aliás, já deu os primeiros passos na carreira de atriz. Convidada por Luís Mário Oliveira, ela viverá a protagonista do seu próximo filme, “Aurora - O Encontro dos Pólos”, gravado no município de Primeira Cruz e já em fase de edição e montagem
O CINEASTA maranhense Luís Mário Oliveira com Paulinha Lobão e Vandy Facundo em sessão especial do filme Jangada, no Cine Praia Grande. Paulinha, aliás, já deu os primeiros passos na carreira de atriz. Convidada por Luís Mário Oliveira, ela viverá a protagonista do seu próximo filme, “Aurora - O Encontro dos Pólos”, gravado no município de Primeira Cruz e já em fase de edição e montagem

Direito e Medalhas
Está sendo esperada em São Luís, no dia 20, a Dra. Rosa Machado, que vem participar das solenidades de Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão, da qual seu avô, Fran Paxeco, foi um dos idealizadores, junto com Domingos Perdigão.
Em solenidade marcada para o próximo dia 27, será distribuída a medalha Fran Paxeco, outorgada pela OAB-MA, a 13 personalidades, a maioria descendentes dos fundadores da Faculdade. E a UFMA também vai homenagear outras 10 personalidades com a entrega da medalha Domingos Perdigão.
No dia 25 será inaugurada uma exposição fotográfica organizada por Leopoldo Gil Dulcio Vaz, desembargador Cleones Cunha e o padre João Rezende.

Milos Forman
A morte do cineasta tcheco Milos Forman, nome fundamental da Nova Hollywood, repercute também em São Luís.
Diretor de filmes emblemáticos do cinema americano, tais como Hair, Amadeus e O Povo Contra Larry Flynt, o grande marco da carreira de Milos Forman foi Um Estranho no Ninho, com Jack Nicholson, Louise Fletcher, Christopher Lloyd e Danny De Vito.
Pois bem, o diretor será homenageado pelo Cine Praia Grande dentro do projeto Sessão CineClassics, com uma sessão especial de Um Estranho no Ninho, um dos três filmes (junto a Aconteceu Naquela Noite de Frank Capra e a O Silêncio dos Inocentes de Jonathan Demme) que venceu todos os cinco prêmios principais do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro.
A sessão acontece neste sábado 21, às 16h.

Utopia de Lourival
Membro da Academia Maranhense de Letras e autor de diversos livros na seara jurídica, o desembargador Lourival Serejo apresenta mais uma mensagem cultural de relevância na sua rica trajetória literária.
Trata-se do livro “Havana – Literatura, Música e Mojito” – que traz uma dinâmica narrativa fruto de uma viagem, tendo como pano de fundo as riquezas culturais de Cuba.
A viagem foi planejada deste a década de 60 do século passado. Era um sonho do desembargador, que na hora do embarque teve a sensação de que estava indo encontrar sua utopia – a utopia de um jovem sonhador, cheio de planos revolucionários, desejosos de mudar o mundo e transformá-lo num lugar de fraternidade, igualdade e
cooperação mútua.

Utopia de Lourival 2
No chão de Havana, Lourival Serejo – ávido por novas descobertas – visitou livrarias, observou detalhes da Catedral de San Critóbal da La Habana e conheceu a Plaza de La Revolución, onde sentiu a pulsação dos ideais personificados nos líderes Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos.
O roteiro cultural incluiu também a cidade de Matanzas, localizada na Península Hicacos e conhecida como “Atenas de Cuba”, por reunir renomados intelectuais, entre eles Juan Pedro Gutiérrez.

Dia D do Feirão do Imposto
Hoje é dia de lançamento do Feirão do Imposto 2018, na Casa Rossini, às 19h. A campanha deste ano tem como tema “Pague 2, leve 1” e é realizada pela Associação dos Jovens Empresários do Maranhão e pelo Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial do Maranhão. O “Dia D” do Feirão está previsto para 19 de maio. Vale lembrar que a campanha visa fazer uma mobilização junto a empresários, instituições e consumidores, conscientizando-os sobre as altas cargas tributárias.

TRIVIAL VARIADO

Os dados são do Painel do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, do Conselho Nacional de Justiça: aprovada a norma que suspende a prisão de réus condenados em segunda instância, e 22 mil presos provisórios, que ainda não foram julgados em última instância, terão de ser soltos.

A Legião da Boa Vontade (LBV) está com inscrições abertas, até 27 de abril, para o curso gratuito de informática, oferecido pelo programa Capacitação e Inclusão Produtiva.

Tem mais: a ação sócio-assistencial prepara jovens e adultos para o concorrido mercado de trabalho, por meio de cursos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pessoais.

Parecer da assessoria jurídica da Presidência da República recomenda o corte da maior parte das mordomias concedidas a Luiz Inácio Lula da Silva como ex-presidente enquanto ele estiver preso.

Em tempo: serão cortados seguranças, motoristas e carro oficial. Ele terá direito apenas a dois assessores administrativos, que poderão se deslocar entre Curitiba, São Paulo e Brasília.

Durante todo o mês de maio, o serviço de bordo internacional da Azul terá o tempero especial de Ana Maria Braga. As famosas receitas da apresentadora estarão entre as opções de pratos e sobremesas nas classes econômica e executiva dos voos da Azul com destino aos Estados Unidos e Europa, a bordo das aeronaves Airbus A330.

Não bastaram 100 mil assinaturas de apoio. O Senado abriu uma nova consulta pública sobre o Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero, que tramita na Casa.


DE RELANCE

Malbec World Day
É hoje a comemoração do Malbec World Day (oficialmente no dia 17 de abril) e os consulados da Argentina junto com a Wines of Argentina celebram essa data em mais de 44 países do mundo. O vinho Malbec além de ser – junto com o tango – uma marca da Argentina é um dos preferidas dos brasileiros – e de um grande número de maranhenses. E coincidência ou não, para nós o Malbec tem mais a ver com o outono e inverno do que com o verão.

Malbec e sua origem
Agora, tome um gole de história: a uva Malbec é originária do sudoeste da França, região de Cahors, próximo a Bordeaux, onde é conhecida pelo nome Côt. Quando a praga filoxera devastou as suas parreiras europeias no meio do século XIX, ela foi levada para a Argentina pelo empenho do visionário Domingo Faustino, que contratou (1853) o enólogo francês Michel Aimé Pouget para oferecer-lhes uma novo endereço: Mendoza, no sopé da Cordilheira dos Andes.

Pioneirismo de Catena
Mas a uva chegou à serra argentina e foi sendo misturada com outras cepas, ainda em fase de adaptação. Só em 1996, quando o legendário Nicolas Catena resolveu produzir os primeiros vinhos 100% Malbec é que o experimento surpreendeu. A safra de estreia, o “Adrianna Malbec 2004”, conquistou a nota 98 do crítico Robert Parker. A coloração desse vinho é intensa. Um vermelho denso, caminhando para o violeta.

Apreciadores do Malbec
Nos últimos anos se formaram em São Luís vários grupos de apreciadores desse vinho. Cada um com seu discurso mais eloquente de conhecedor. César Bandeira e José Benedito Buhatem, por exemplo, lideram uma confraria que se reúne nos fins de semana e costumam dar aulas de conhecimento sobre o assunto. E até instalaram no celular um aplicativo que fornece, com alguma precisão, a pontuação dos rótulos. Cada consulta é motivo para boas gargalhadas. Coisa de gente que sabe levar a vida.

Opinião de conhecedor
Pouco preocupado com pontuações, Eli Medeiros vai direto ao assunto e, em tom professoral, afirma que o aroma do Malbec remete à frutas vermelhas, ameixas maduras e, às vezes, a tabaco, chocolate e até anis. Já na boca ele apresenta um sabor prolongado, com agradável textura. Aromas e sabores que os leigos nunca vão conseguir identificar.

Um vinho gastronômico
Mais práticos e menos literários Amaro Santana Leite, Nilson Ferraz e o cirurgião bariátrico José Aparecido Valdadão, avaliam o Malbec, por conter acidez equilibrada e taninos chamados de redondos, como um vinho gastronômico; isto é, “feito” para acompanhar comida. Realmente, é um vinho que combina muito bem com a carne bovina e de cordeiro; caça; e vai bem também com matambre, com todos os embutidos e até com queijos fortes. Do alto de seus conhecimentos de “pescador”, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes prefere não opinar. E a tudo assiste com um certo ar de desentendido.

Embaixadores da Argentina
Mas todos concordam que foi a tenacidade dos vitivinicultores argentinos, com o efetivo apoio do governo, somados à grande luminosidade solar das montanhas, à alta altitude e à amplitude térmica de Mendoza, que transformaram o Malbec – junto com o tango – nos maiores embaixadores culturais da Argentina.

Para escrever na pedra:
“Somos todos mortais até o primeiro beijo e o segundo copo, e qualquer um sabe disso, por menos que saiba.” De Eduardo Galeano, escritor uruguaio com quem dividi ótimas conversas em mesas de café em Montevidéu e em Porto Alegre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.