18 de abril

Dia do Livro Infantil com muita história

Escritor maranhense Wilson Marques fará relançamento do livro “Criações, mitos Tenetehara” para alunos da escola Miguel Lins dentro do projeto Sesc Leitura Literária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Wilson Marques participa de evento com estudantes
Wilson Marques participa de evento com estudantes (Wilson Marques)

SÃO LUÍS - Para marcar o Dia do Livro Infantil, celebrado hoje – 18 de abril – uma programação voltada para as crianças ocorrerá, a partir das 9h, na escola Miguel Lins (Alemanha), com a participação do escritor maranhense Wilson Marques. Na ocasião, ele apresentará seu livro “Criações, mitos Tenetehara”, com sessão de autógrafos, bate-papo com as crianças e contação de histórias.

A participação do escritor ocorre dentro do projeto Sesc Leitura Literária, que se estende durante todo o mês, com programação que abrange contações de histórias e exposições de livros. As atividades ocorrem tanto no espaço infantil da Biblioteca Rosa Castro, do Sesc, quanto nas escolas previamente agendadas.

Com uma longa trajetória na literatura infantil, Wilson Marques vai aproveitar a data para falar com as crianças sobre o tema de seu livro que foca nos mitos da tradição oral dos índios Tenetehara, povo indígena que habita regiões da Amazônia maranhense. “O Sesc, com esta ação, eeafirma seu importante trabalho de valorização e divulgação da literatura e, especial da produzida por escritores maranhenses”, destaca Wilson Marques.

“Criações - Mitos Tenetehara” tem ilustrações de Luciano Tasso e tem o selo da editora Paulus (coleção Mistura Brasileira). São sete contos recolhidos de um vasto repertório da tradição oral daquele povo indígena que trazem recontos de mitos de criação. “São mitos que já tinham sido recolhidos antes por pesquisadores e que decidi recontar tendo como recorte a criação segundo a visão destes índios. Uma forma de preservação da memória deles que perpetuam sua cultura, principalmente por meio da oralidade”, diz o escritor.

A obra de Wilson Marques traz temas como as origens da agricultura, farinha, rede de dormir, da mulher, da lua, canoa e da chuva. O escritor ressalta que “Criações - Mitos Tenetehara” é o segundo livro de sua autoria lançado este ano e que aborda mitos indígenas. “O primeiro, “Arte e Manha do jabuti” foi lançado pela Autêntica é também é uma reunião de contos sobre o jabuti, reunidos a partir da tradição oral dos tenetehara, que também são conhecidos como Guajajara”, ressalta Wilson Marques.

Wilson Marques é autor maranhense com diversos livros voltados para o público infanto-juvenil. Entre suas publicações destacam-se as aventuras de Touchê, personagem que é profundo conhecedor da cultura e história do Maranhão, e que tem sempre coisas interessantes para ensinar aos garotos Rafael e Amarilda. É ainda autor de uma biografia do compositor maranhense João do Vale, de livros em cordel, a exemplo de “A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado” e “Os dois irmãos e o olu”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.