Temporais

Chuvas: mais de 2.200 estão desabrigados no Maranhão

São João do Sóter é a cidade com a maior número de famílias afetadas pelas chuvas: são 483 desabrigadas; Tuntum vem logo em seguida, com 335; Pedreiras tem 182 famílias diretamente prejudicadas pelas precipitações

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Pedreiras está com 182  famílias  desabrigadas
Pedreiras está com 182 famílias desabrigadas (pedreiras)

Aumentou o número de famílias afetadas pelas inundações no interior do estado. De acordo com o boletim divulgado na manhã de ontem, 17, pela Defesa Civil Estadual, pelo menos 2.257 famílias foram atingidas pelas enchentes e estão desabrigadas. A cidade de São João do Sóter é a que tem o maior número de afetados, são 483 famílias; Tuntum vem logo em seguida, com 335.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que tem acompanhando de perto as 20 cidades com eventos adversos relacionados a alagamentos, inundações e enxurradas, além da situação das famílias desabrigadas.

Em 11 dos municípios afetados, foi decretada Situação de Emergência: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum, Caxias, Formosa da Serra Negra e São Luís Gonzaga.

Os municípios de Rosário, Timbiras, Cantanhede, Nina Rodrigues, Paulino Neves e Araioses atualmente estão em estado de alerta e a Defesa Civil também acompanha a situação. O órgão está presente em todos os municípios que solicitaram apoio.

Um posto de comando da Defesa Civil foi instalado em Trizidela do Vale para realizar o atendimento dos municípios do Centro Maranhense, banhados pela bacia hidrográfica do Mearim, local onde está a maioria das cidades com quadro de inundação.

SAIBA MAIS

Nos municípios onde foi decretada Situação de Emergência, beneficiários do Bolsa Família, programa do Governo Federal, tiveram os valores de repasse mensal adiantados. Para essas cidades, o Governo do Maranhão informou que vai destinar recursos no valor de R$ 5 mil para cada uma das famílias afetadas. Os beneficiados passarão por triagem técnica realizada pelo Corpo de Bombeiros.

DESABRIGADOS

Marajá do Sena – 185
Pedreiras – 182
Trizidela do Vale – 319 Presidente Vargas – 300
Brejo – 200
Bacabal – 87
Imperatriz – 15
Tuntum - 335
Caxias - 12
Codó – 68
São João do Sóter - 483
São Luís Gonzaga – 34
Fonte: Defesa Civil Estadual

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.