Lava Jato

Dodge reitera pedido ao STF por aceitação de denúncia contra Aécio Neves

Senador do PSDB é acusado de corrupção passiva e de tentativa de obstrução das investigações pela operação Lava Jato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta segunda-feira (16), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o recebimento integral da denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e outras três pessoas. As acusações são de corrupção passiva e - no caso do senador - também de tentativa de obstrução de investigações pela Operação Lava Jato. Aécio é acusado de solicitar R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, oferecendo como contrapartida atuação parlamentar em favor do Grupo J&F. A análise da denúncia apresentada em 2017, que tem como relator o ministro Marco Aurélio Mello, está marcada para esta terça-feira (17). Além do senador, foram denunciados Andréa Neves, Frederico Pacheco e Mendherson Souza Lima.

No documento, a procuradora-geral rebate os argumentos apresentados pelos advogados dos denunciados com o propósito de impedir a continuidade do processo. Na defesa prévia, foram suscitadas questões preliminares e também de mérito. No entanto, conforme destaca a peça do Ministério Público Federal, nenhuma delas deve ser acatada, ou seja, a denúncia deve ser recebida e processada pela Corte. O documento destaca a existência de provas como gravação de conversa entre o empresário e o senador (em que Aécio não só confirma o pedido de ajuda financeira, como sugere adoção de medidas para esconder a transação), além de ação controlada que registrou a entrega de parte do dinheiro ao interlocutor de Aécio Neves.

Entre as alegações apresentadas pela defesa, e rebatidas no documento, está a sustentação de que o acordo de colaboração premiada firmado entre a PGR e os principais executivos da J&F seria inválido por falta de voluntariedade dos colaboradores. Raquel Dodge rechaça a alegação citando fatos que confirmam a vontade do empresário em firmar o acordo. Além disso, assegura que todas as provas que integram a denúncia são plenamente válidas. “Percebe-se claramente que a defesa usa argumentos inconsistentes para introduzir conclusão equivocada, que lhe beneficia”, resume.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.