Chuva no Maranhão

Doações para afetados em inundações são arrecadadas em SL

Campanhas são de iniciativa do MPMA, clubes de Rugby, do grupo S.O.S Tuntum e da Cruz Vermelha; saiba onde doar roupas, alimentos e material de higiene

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Nos interior do estado, muitas casas foram inundadas por água da chuva e moradores precisam de doações
Nos interior do estado, muitas casas foram inundadas por água da chuva e moradores precisam de doações (alagado)

Doações que serão levadas para os afetados pelas enchentes no interior do estado estão sendo arrecadadas em São Luís. Roupas, alimentos, material de higiene, entre outros produtos essenciais, poderão ser entregues em diversos locais na capital maranhense. As campanhas são de iniciativa do Ministério Público do Maranhão (MPMA), dos clubes de rugby e do grupo S.O.S Tuntum.

O MPMA lançou a campanha “MP-Solidário – SOS Maranhão” na quinta-feira, 12, e arrecada roupas, alimentos e produtos de higiene na sede da Procuradoria Geral de Justiça e das Promotorias de Justiça, ambas situadas na Avenida Professor Carlos Cunha, no Jaracati. “O Ministério Público do Maranhão está comprometido com essa iniciativa, que é, antes de tudo, um ato de solidariedade. É preciso unir esforços para ajudar as pessoas que, por causa das chuvas, perderam tudo o que tinham”, explicou Luiz Gonzaga Martins Coelho, procurador-geral de Justiça. O órgão também tem um ponto de coleta em Imperatriz. Lá, as doações podem ser entregues na sede das Promotorias (Avenida Perimetral José Felipe do Nascimento, quadra 21, Residencial Kubitschek).

Na última quarta-feira (11), os clubes de rugby de São Luís lançaram uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal para serem doados aos desabrigados pela enchente do riacho Tuntum. Trata-se da campanha “SOS para Tuntum: O Rugby está com vocês!”, que reuniu seis clubes da modalidade - Associação Maranhão Rugby (AMARu), do São Luís Rugby Club, do Suçuaranas Rugby, do Sindicato da Primeira Linha, do Saint Patricks Rugby (SPAC-MA), Confraria Rugby.

“Solidariedade é um dos cinco pilares do rugby e por isso os clubes da modalidade na capital não poderiam ficar alheios ao que está acontecendo em Tuntum e aos nossos companheiros de campo Cocais Rugby, que é o primeiro clube de rugby no interior do estado. Por isso nos unimos e estamos arrecadando alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal”, disse Tiago Mitoso, um dos organizadores da iniciativa.

Os donativos podem ser entregues em quatro pontos de coleta de donativos - o restaurante Parada
Obrigatória, na Ponta d’Areia; na casa de shows Tom Music, na Avenida São Luís rei de França e nas academias Fitness Club e Personal Group, na Avenida dos Holandeses – e nos locais de treino dos cinco clubes que organizaram a iniciativa.
A Cruz Vermelha de São Luís também está arrecadando donativos em sua sede, na Avenida Getúlio Vargas, n° 47, no Monte Castelo.

Inundações
Famílias de cidades como Imperatriz Tuntum, Brejo, Trizidela do Vale, Marajá do Sena, entre outras do interior do estado, perderam tudo e estão desalojadas devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias no Maranhão. A Defesa Civil decretou Situação de Emergência em diversos municípios.

O Rio Mearim está a cinco metros acima do normal e as cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale estão em Situação de Emergência. Em Trizidela, 265 famílias foram atingidas pelas inundações, de acordo com a Defesa Civil. Desse total, 131 tiveram que se mudar para abrigos. 513 famílias foram atingidas pelas enchentes em Pedreiras. 180 se mudaram para os 14 abrigos que estão disponíveis na cidade. A situação foi constatada pelo repórter da TV Mirante Alex Barbosa.
Em Codó, 272 pessoas foram afetadas pelas cheias, de acordo com a Defesa Civil do município.

Previsão do tempo:

Em 10 dias, já choveu quase a metade do previsto para todo o mês de abril, de acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A média histórica de chuvas no mês de abril é de 476 milímetros e, de acordo com a meteorologia, a previsão é que este número seja ultrapassado. De acordo com as previsões iniciais da meteorologia em 2018, a tendência é que as chuvas fiquem acima da média em todo o Maranhão. A expectativa é de que somente a partir dos meses de maio, junho e julho haja redução no volume de chuvas. O meteorologista Gunther de Azevedo Resschke explicou que a previsão de chuvas para cada mês é realizada com antecedência, em conjunto com os centros estaduais de meteorologia do Nordeste e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada, pelo número 193.

Cidades em que a Defesa Civil do Maranhão notificou situação relacionada a enchentes:

- Paulino Neves
- Imperatriz
- Presidente Vargas
- Nina Rodrigues
- Pedreiras
- Barra do Corda
- Bacabal
- Timbiras

Fonte: Defesa Civil Estadual

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.