Surfe

São Luís recebe neste fim de semana o 5º Circuito ASBOA de surf

Competição, que terá três etapas neste ano, vai ter essa primeira sequência de disputas na praia do Olho d’água; são esperados para este evento atletas do Maranhão, Piauí, Pará e Ceará

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O atleta Nayson em atividade no “Pico ASBOA”, que fica na praia do Olho d’água
O atleta Nayson em atividade no “Pico ASBOA”, que fica na praia do Olho d’água (CIRCUITO ASBOA )

SÃO LUÍS - A abertura do 5º Circuito ASBOA será realizada, em São Luís, neste fim de semana (14 e 15) e, com grande espectativa, espera-se a galera do surf maranhense inclusive de outros estados, como o Piauí, Pará e Ceará. O circuito ASBOA é dividido em 3 etapas ao longo do ano sendo que esta primeir acontecerá na Praia do Olho d’água, berço do surf maranhense e onde tudo começou. O local da prova é o já conhecido “Pico ASBOA”.

Vão concorer neste circuito atletas das categorias Iniciante, Junior, Open, Master, Grand Master, Feminino e Universitário (categoria estreante no circuito). Mais uma vez será aberto espaço para o Bodyboard, modalidade que já teve grandes nomes como o Josemar de Jesus e o lendário Rodrigo Falcão.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo é ranquear os melhores atletas do ano em suas categorias no intuito de fortalecer o esporte e dar oportunidade para atletas buscarem apoios e patrocínios através dos seus resultados.

O circuito ASBOA hoje se consolida em seu 5° ano de ativides, com 15 etapas pelas praias da região metropolitana de São Luís, somando a isso a participação efetiva de 70 atletas divididos entre as categorias e mais de 1000 inscrições ao longo desse tempo, mostrando que o surf continua vivo na Ilha.

A entidade realizou ainda a capacitação para juiz, viagem ao Pará (com a maior delegação de surf da história do Maranhão), e firmou parcerias com escolas pública e privadas, departamentos acadêmicos e coletivos, em trabalhos voltados para a preservação das praias da capital.

Fizemos campanhas educativa e ambiental, viagens para o pólo Floresta dos Guarás, na região do litoral ocidental maranhense, que é composto por dez municípios e tem excelente potencial para a prática dos esportes de orla como surf, bodyboar, sendo que a principal meta é a implantação da Escolinha ASBOA Comunitária de Surf”, destacou Beto Surf, presidente da entidade.

Com o objetivo de fortalecer as ações de limpeza preservação e conscientização de nossas praias, a Associação de Surf e Bodyboard do Olho D´água (ASBOA), realiza o multirão de limpeza e oficinas de equilíbrio. A intenção deste mutirão de limpeza é fazer um alerta relativo ao forte aumento do lixo flutuante nos oceanos. Este problema causa a alta mortandade dos animais marinhos.

“Só esse ano já registramos o aparecimento de três tartarugas mortas por asfixia. A solução é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental”, informou José Verde, engenheiro ambiental e diretor da ASBOA

Mais – Inscrições

As inscrições para o 5º Circuito ASBOA podem ser feitas na sede da ASBOA, que fica na Avenida Ivar Saldanha, número 130, na descida da praia do Olho D´Água ou pelo e-mail surfasboa@gmail.comao preço de R$ 30,00. As vagas são limitadas.

Calendário do 5º Circuito ASBOA

Sábado 14 de abril

Início: 07:00 as 18:00hs

Competição e atrações culturais

Público: atletas, simpatizantes e comunidade em geral.

Domingo 15 de abril

Finais do Circuito ASBOA

Início: 07:00 as 18:00hs

Competição e atrações culturais

Público: atletas, simpatizantes e comunidade em geral

Atividades: Oficina de equilíbrio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.