Descaso

UEB Pedro Marcosini Bertol, na Camboa, está abandonada

Qualquer pessoa pode entrar no imóvel; unidade se tornou esconderijo para usuários de drogas

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Estrutura danificada, lixo acumulado, infiltrações, água empoçada, janelas quebradas, vegetação alta e mau cheiro. É essa a situação da Unidade de Ensino Básica (UEB) Pedro Marcosini Bertol, situada na Camboa, em São Luís. O imóvel está abandonado, arruinado e, de acordo com moradores da área, se tornou abrigo para usuários de drogas, causando insegurança na área.

O portão da unidade de ensino estava aberto ontem, e qualquer pessoa poderia entrar facilmente no imóvel. Entre os entulhos jogados no local, estavam livros molhados e rasgados. Segundo moradores da área, uma obra estava sendo executada na escola, porém foi abandonada. Eles estão revoltados e exigem uma intervenção urgente.

O montador Magno Ferreira Assunção, de 36 anos, passa todos os dias próximo à unidade de ensino e disse que está indignado com o descaso. “É uma situação crítica. Muita gente querendo estudar e essa escola dessa forma. Deveriam fazer uma reforma urgente. Fica até perigoso passar por aqui. Aí está sendo um local de esconderijo”, reclamou.

A doméstica Cláudia Marinho Nascimento, de 40 anos, reclama que teve de matricular a sua filha para estudar na UEB Bandeira Tribuzi. “Faz mais de dois anos que essa escola está assim. Precisei colocar a minha filha em outra escola, porque aqui próximo não tem vaga. É um absurdo. Conheço pessoas que não estão estudando por causa desse problema. Os responsáveis têm de vir fazer alguma coisa, com urgência”, reivindicou.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o prédio foi cedido ao município pelo Governo do Estado, para abrigar os alunos da U.E.B Pedro Bertol, do Jaracati, que estava em reforma. Após a finalização dos serviços, os alunos retornaram ao prédio de origem.

A Semed frisou ainda que a unidade está incluída no planejamento de reformas das escolas municipais, e que a prioridade na execução serviços é para unidades ocupadas por estudantes. A Semed informou também que já foram entregues, no último ano, 100 unidades escolares reformadas e requalificadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.