Inadimplência

Mais de 2.700 micro e pequenas empresas negativadas no MA

Estudo da Serasa Experian revela que 1,6% do total de empreendimentos desse porte existentes no estado e que geram milhares de empregos e respondem por 30% do PIB, aparecem como inadimplentes por conta de dívidas em atraso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
País tem cerca de 5,025 milhões de microempresas negativadas
País tem cerca de 5,025 milhões de microempresas negativadas (microempresas)

De acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, em fevereiro des­te ano 2.720 micro e pequenas empresas (MPEs) estavam negativadas no Maranhão, ou seja, inadimplentes, por conta de dívidas em atraso, o que representa 1,6% do total de 170 mil empreendimentos desse porte existentes no estado.
É um dado que preocupa, ten­do em vista a importância do segmento das micro e pequenas empresas no Maranhão, que cor­responde a mais de 95% do total de empreendimentos no estado, sendo responsável por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e a geração de mais de 50% dos empregos gerados.
Somando o número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Maranhão com as dos demais estados, o país tem hoje cerca de 5,025 milhões que se encontram nessa situação, o que representa 21,9% do total de companhias deste porte.
De acordo com a Serasa Experian, foi um novo recorde identificado desde março de 2016, quando o levantamento passou a ser feito. São Paulo tem o maior número de empresas negativadas, com 32,8% do total, seguido de Minas Gerais, com 11,0%, e Rio de Janeiro, com 8,2%.
No país, as MPEs com contas em aberto em fevereiro deste ano é 11,0% superior ao registrado em fevereiro de 2017, quando 4,525 milhões de negócios desse porte estavam com dívidas em atraso. Ainda de acordo com o estudo, do total de 5,025 milhões de MPEs no vermelho, em fevereiro, 45,9% eram prestadoras de serviços, 44,9% empresas comerciais e 8,7% indústrias.
A Região Sudeste concentrou a maior porcentagem de micro e pequenas empresas inadimplentes, com 54,0% do total. Em seguida, aparecem o Nordeste, com 16,3%; o Sul, com 15,8%; Centro-Oeste, com 8,7% e Norte, com 5,3%.
Segundo os economistas da Serasa, a alta de 0,5% em fevereiro/18 do total de MPEs inadimplentes foi a menor dos últimos 10 meses. Isto pode ser um sinal de que, com a maior disseminação do crescimen­to econômico e com as sucessivas quedas das taxas de juros, a alta da inadimplência das MPEs pode es­tar chegando ao seu final.

Renegociação de dívidas
Para ajudar as empresas a saírem da inadimplência, a Serasa Experian disponibiliza o Serasa Recupera PJ (www.serasarecupera.com.br), um serviço online para as companhias renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores. Os responsáveis devem se cadastrar gratuitamente no site e acessar a página onde estarão relacionados os credores participantes com os quais a empresa possui alguma conta em aberto, que esteja na base de dados da Serasa.
Ao clicar no nome do credor, serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para efetivar a renegociação. O cadastro também traz aos responsáveis o benefício de serem avisadas sobre a inclusão de novos débitos com os credores participantes.
“Nosso objetivo com o Serasa Recupera PJ é reinserir essas empresas devedoras no mercado de crédito. Entendemos que este momento é propício para incentivar a aproximação de quem está devendo o seu credor, pois uma vez chegando a um acordo este último já tem um cliente recuperado para realização de futuros negócios”, diz o diretor de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Marcelo Leal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.