Rali

Equipe maranhense inicia hoje disputa no Rally ''RN 1500''

Competição, que vai até o dia 15 de abril, percorrendo as trilhas do Rio Grande do Norte, será mais um desafio para a equipe Cadasso Racing, formada pelos pilotos Fábio Cadasso e João Afro, que vão disputar a prova na categoria carros Production T2

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
João Afro e Fábio Cadasso vão disputar a categoria UTV Pro
João Afro e Fábio Cadasso vão disputar a categoria UTV Pro (EQUIPE CADASSO )

A 20ª edição do Rally 'RN 1500' abre a temporada oficial da equipe de velocidade Cadasso Racing, que chega com o time completo para estrear nesse rally. Desta vez, os experientes Fábio Cadasso e João Afro, que competem na categoria carros Production T2, não estarão sozinhos. A Cadasso Racing também será representada na categoria UTV Pro, sob o comando do piloto Ruan Lima e o navegador Rafael Shimuk. A equipe maranhense começa a acelerar forte nesta quinta-feira (12), em São Miguel Gostoso (RN), local de largada da competição.

SÃO LUÍS - Prova tradicional de off-road, o Rally 'RN 1500', faz parte do calendário do Brasileiro de Rally Cross Country. O RN 1500 tem esse nome porque a proposta são 1.500 quilômetros totais em média a serem desbravados pelos pilotos. Nessa edição, a competição foi dividida em 4 etapas, com um percurso total de 836km de prova, sendo 568km de especiais (trechos cronometrados). O roteiro vai passar pelas cidades de São Miguel do Gostoso, Assu, Currais Novos e Bom Jesus. A última etapa, do dia 15, será de Currais Novos até Bom Jesus, com 198 km e 120 km de especial.

Neste ano, a equipe maranhense estreia no Rally 'RN 1500'. Mas vale destacar que a dupla Fábio Cadasso e o navegador João Afro competem desde 2012, e colecionam pódios para o Maranhão na maior competição de velocidade do país, o Rally dos Sertões. A dupla já foi vice-campeão na categoria TR2/ TR4 (2016).

"O RN 1500 é um importante treino para o Rally dos Sertões, que será em agosto. O rally potiguar tem uma grande diversidade de terrenos, com trechos de muita areia, sertão, pedra, dunas. Eu e João Afro, um dos melhores navegadores do país, vamos somar a experiência que temos com o talento e a vontade de vencer do Ruan e Rafael. Juntos vamos estrear na competição e buscar o pódio para o Maranhão", destaca o piloto Fábio Cadasso.

A ideia de ampliar a equipe Cadasso Racing surgiu no ano passado, enquanto eles competiam no Rally dos Sertões, prova que foi a estreia do piloto Ruan Lima. Ele forma dupla com Rafael Shimuk, navegador bicampeão da categoria UTV Turbo no Rally dos Sertões, ao lado de outro piloto maranhense, o Vinicius Mota.

"Ano passado tive uma experiência muito boa ao correr com o navegador Rafael Shimuk, e ainda fortalecer a amizade com Fabio e João. Agora juntos, estudamos o percurso do Rally RN. Só o fato de nos encontrarmos entre uma etapa e outra, já ajuda a traçar estratégias para colocar o Maranhão no pódio", analisa Ruan Lima.

O piloto Ruan Lima e o navegador Rafael Shimuk competem na categoria UTV, categoria que mais cresce em competições de velocidade. O UTV é parecido com um quadricilo. O veículo, leve e ágil, se adapta qualquer tipo de terreno. Ele oferece a mesma sensação de liberdade da moto, com a segurança da gaiola, que é a cápsula de proteção, e das quatro rodas em contato com o solo.

A equipe Cadasso Racing é patrocinada pela empresa Med Surgery. E o Piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro tem o apoio do Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.