Feminicídio

Acusado de matar ex-companheira no Coroadinho será julgado nesta sexta (13)

Réu confesso, o acusado está preso desde a data do crime; o casal viveu junto por cerca de 16 anos, teve duas filhas

OESTADOMA.COM / com informações da CGJ-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Ivar de Matos, 43, vai ser julgado pelo assassinato da ex-companheira Andrea Miranda Teixeira, 36 anos.
Ivar de Matos, 43, vai ser julgado pelo assassinato da ex-companheira Andrea Miranda Teixeira, 36 anos. (Condenação)

SÃO LUÍS - Será julgado pelo 1º Tribunal do Júri de São Luís, nesta sexta-feira (13), o pedreiro Ivar de Matos, 43, pelo assassinato da ex-companheira Andrea Miranda Teixeira, 36, a golpes de facão e uso de martelo, no final da tarde do dia 21 de junho de 2017, na residência dele, no bairro Coroadinho. Réu confesso, o acusado está preso desde a data do crime. O casal viveu junto por cerca de 16 anos, teve duas filhas, estava separado há três semanas e o homem não aceitava a separação.

Leia também:

Corregedoria adia julgamento de PM acusado de crime

Homem que matou ex-companheira no Coroado é preso​

Acusado de tentar matar a ex responderá por dois crimes​

A sessão de júri popular, que começa às 8h30, no salão localizado no primeiro andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) será presidida pelo juiz Osmar Gomes dos Santos. Atuará na acusação o promotor de Justiça Luís Carlos Correa Duarte e a defesa, pelo defensor público Adriano Jorge Campos.

Na decisão de pronúncia, o juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Osmar Gomes, afirma que há indicativos de que o réu praticou o crime contra a vítima em razão de sua condição de sexo feminino e em decorrência de violência doméstica, já que não se conformava com o término do relacionamento. Ivar de Matos será julgado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe e feminicídio (artigo 121, §2º, I e VI do Código Penal). Ele foi preso em flagrante, teve sua prisão convertida em preventiva na audiência de custódia realizada pela Central de Inquéritos de São Luís, a preventiva foi mantida pelo magistrado Osmar Gomes e o acusado permanece preso.

O CRIME - Consta na denúncia que no dia 21 de junho de 2017, por volta das 17h, policiais militares que faziam rondas na Avenida dos Africanos, encontraram um indivíduo ensanguentado passando em uma bicicleta com um facão nas mãos. Ao ser abordado, o suspeito ainda tentou fugir, mas foi detido. Como estava com uma das mãos sangrando, ele foi levado para atendimento em unidade de saúde, mas durante o trajeto os policiais foram informados via CIOPS sobre um homicídio ocorrido no bairro do Coroadinho, próximo ao local em que o autuado fora encontrado. Ao ser questionado sobre a autoria do fato, Ivar de Matos confessou o crime. Em juízo ele alegou legitima defesa, mas não conseguiu provar de forma plena.

Andrea Miranda Teixeira teve partes das mãos decepadas, sendo socorrida por vizinhos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O assassinato ocorreu na casa do acusado para onde a vítima tinha ido pegar um fardamento de trabalho. Ela estava morando com a mãe no bairro São Francisco.

Testemunhas ouvidas durante a fase de instrução do processo disseram que Ivar de Matos ingeria bebida alcoólica com frequência e costumava chegar em casa alcoolizado. No momento do crime, o pai do acusado, com quem ele morava, estava na cadeira de rodas na sala da residência e a vítima foi ferida no quarto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.