Cinema em todo lugar

UFMA leva o cinema para 120 alunos do ensino público

Iniciativa vem ampliando o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Estudantes conhecerão um pouco mais sobre  cinema em ação da UFMA
Estudantes conhecerão um pouco mais sobre cinema em ação da UFMA (Cinema)

Gerações de estudantes da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, em São Luís, referenciaram a escola pelo sucesso nacional no handebol. Na segunda-feira, 16, 120 alunos da unidade conhecerão a linguagem cinematográfica e terão em suas mãos a oportunidade de produzir filmes. A ação formativa acontecerá no período da manhã, no CineTeatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782- Centro).

A ação integra o “Cinema em Todo Lugar”, projeto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), via Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proexce), em parceria com o Governo do Maranhão (Seduc).
Realizado desde 2014, o projeto visar ampliar o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema no estado, com a estratégia de levar a sala de cinema às escolas e as escolas para espaços culturais promotores de eventos cinematográficos. Para saber mais sobre essa ação, acesse: www.cultura.ufma.br ou ligue 98 3272 9635.

Inserção
Segundo a diretora do DAC, Fernanda Santos Pinheiro, coordenadora geral do projeto, “a função social e pedagógica do audiovisual vai além da projeção. Promove atividades para inserir a formação da linguagem audiovisual no sistema regular de ensino”.

Em sua quarta edição, o “Cinema em Todo Lugar” contará com o trabalho conjunto das educadoras Ione Coelho e Luciana Alves, da equipe da Seduc.

Na segunda-feira, dia 16, os alunos participarão de uma roda de conversa sobre a linguagem do cinema e das oficinas de “pixilation” e “flipbook”, onde os filmes serão produzidos e sonorizados. Neste ano, está prevista até dezembro a realização de seis ações formativas do Projeto.

Cada ação terá dois facilitadores, um especialista sobre o tema do filme e um cineasta convidado. Nessa primeira edição, a cineasta convidada é Ana Carolina Sousa, formada pela Escola de Cinema do Maranhão, com especialização em direção e roteiro. Ela é roteirista do Sistema Integrado de Comunicação - SIC.

SAIBA MAIS

Roda de conversa

Os alunos participarão de uma roda de conversa sobre a linguagem do cinema e das oficinas de pixilation e flipbook, onde os filmes serão produzidos e sonorizados. A ação formativa vai contar com o apoio de monitores voluntários para as oficinas e atividades, que receberão certificados. Na roda de conversa lúdica, haverá ainda sorteio de brindes para os alunos, como blocos personalizados do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.