Leitura

Projeto celebra Dia Nacional da Biblioteca em 12 unidades no MA

Biblioteca Comunitária Ecofuturo tem acervo diversificado; entre seus objetivos, democratizar o acesso aos livros de literatura e promover a leitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUIS - Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, celebra a semana do Dia Nacional da Biblioteca (9 de abril) em 110 Bibliotecas Comunitárias pelo Brasil, sendo 12 localizadas no estado do Maranhão. Recebem a ação os municípios de Açailândia, Santa Quitéria, Joselândia, Urbano Santos, Imperatriz, João Lisboa, Cidelândia, Grajaú e Vila Nova dos Martírios.

Por meio do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, as unidades são implantadas em parceria entre o instituto, organizações privadas, que financiam suas instalações, e o poder público municipal, que cede o espaço, contrata funcionários e mantém a biblioteca após inaugurada.

O projeto, realizado há quase duas décadas, tem como objetivos democratizar o acesso aos livros de literatura, promover a leitura e contribuir com a Lei 12.244/10, que determina que todas as instituições de ensino do país tenham uma biblioteca até 2020.

As Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo contam, cada uma, com acervo inicial de mil livros novos de literatura - 70% deles são selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto, e o restante é indicado pela comunidade, além de equipamentos eletrônicos e de informática, disponíveis para o uso de todos.

A comunidade local é envolvida durante todo o processo de implantação e os moradores são convidados a participar, junto a educadores do município, de cursos gratuitos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.