Câmara de SL

Eleição para mesa diretora deverá ser resolvida no Tribunal de Justiça

Uma Adin tramita no tribunal com pedido de liminar para suspender a obrigatoriedade de realização da eleição interna da Câmara Municipal de São Luís no mês de abril

Carla Lima / subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Astro de Ogum e Osmar Filho são os dois principais candidatos a presidente da Câmara de São Luís.
Astro de Ogum e Osmar Filho são os dois principais candidatos a presidente da Câmara de São Luís. (astro)

SÃO LUÍS - A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís deverá ser resolvida no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ). Isto porque há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) tramitando no tribunal que considera inconstitucional artigo da Lei Orgânica que prevê a proibição da reeleição na Casa e ainda a obrigatoriedade de realizar a escolha dos membros da mesa no mês de abril em anos eleitorais.

A Adin é do PSL, comandado pelo vereador Francisco Carvalho. Na ação é pedida uma liminar para evitar que a eleição da mesa aconteça ainda este mês. A Adin está com o desembargador Jamil Gedeon.

Acontece que o grupo comando pelo vereador Osmar Filho (PDT), que desde o início de 2016 trabalha para comandar a Câmara, decidiu entrar nesta questão judicial colocando Pedro Lucas Fernandes e o PTB para se habilitarem no processo. Desta forma, eles tentam evitar uma decisão que suspenda a realização da eleição da mesa diretora ainda este mês e, claro, evitar que o atual presidente da Casa, Astro de Ogum (PR), saia para a reeleição.

Até março, ainda existiam pelo menos quatro possíveis candidaturas a presidente da Casa. Com a chegada de abril, a disputa está praticamente definida entre Astro de Ogum e Osmar Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.