Fenômeno

Chuva de meteoros poderá ser vista entre 15 e 26 de abril

Conhecidas como as “estrelas de abril”, as Líridas são vistas todo ano neste mês e não oferecem riscos para a Terra; no Brasil, poderá ser vista no norte e nordeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Os moradores do Norte e Nordeste terão as melhores visões do fenômeno.
Os moradores do Norte e Nordeste terão as melhores visões do fenômeno. (meteoro)

BRASIL - Os brasileiros poderão conferir a primeira chuva de meteoros de grande intensidade neste ano, as chamadas Líridas, entre 15 e 26 de abril. Por alguns instantes, um grande número de estrelas cadentes será visível perto da estrela Vega, antes do amanhecer no horizonte norte. Os moradores do Norte e Nordeste terão as melhores visões do fenômeno.

Conhecidas como as “estrelas de abril”, as Líridas são vistas todo ano neste mês e não oferecem riscos para a Terra. Os meteoros são pequenos corpos celestes que entram na atmosfera terrestre, queimando parcial ou totalmente — o que deixa um rastro no céu, que chamamos de estrela cadente.

“As chuvas de meteoros acontecem quando um grande número destes corpos entra na atmosfera terrestre ao mesmo tempo, causando uma sequência de estrelas cadentes que podem ser visualizadas a olho nu e que podem durar vários dias”, explica o pesquisador Fernando Roig, do Observatório Nacional (ON).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.