Movimentação de carga

Porto do Itaqui terá área arrendada para movimentar celulose

Leilão da área está marcado para o dia 27 de julho, em São Paulo; contrato será de 25 anos, com investimento previsto de R$ 214 mi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirma para o dia 27 de julho a realização de licitação para arrendamento de área no Porto do Itaqui (IQI18) destinada à movimentação de carga geral de origem florestal (papel e celulose). O leilão acontecerá na sede da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo. O total de investimentos previstos para o terminal ao longo dos 25 anos do contrato é de
R$ 214,873 milhões.
Entre os investimentos a serem feitos pelo novo arrendatário do IQI18, que terá área total de 53.545m², estão um desvio ferroviário e um acesso marítimo por meio do berço 99 do porto. De acordo com o edital e seus anexos podem ser obtidos no endereço eletrônico da Antaq (http://www.antaq.gov.br), o prazo do arrendamento é de 25 anos, podendo ser prorrogado até 70 anos.
O berço de atracação 99, a ser construído por este arrendamento, será público, não fazendo parte dos limites da área a ser licitada. O acesso ao terminal poderá ser feito por rodovia e ferrovia. O acesso para caminhões se dará pela extremidade sudoeste do terminal.
Segundo a Antaq, o terminal proposto foi projetado para receber fardos de celulose, majoritariamente pelo modal ferroviário. Para evitar o impacto no tráfego sobre as principais linhas do porto será necessário implantar pelo menos três novos ramais de linha ferroviária (outros ramais a critério do futuro arrendatário).

Cadeia logística
O terminal fará parte da cadeia logística da fábrica de celulose da Suzano em Imperatriz, consolidando uma alternativa de exportação do produto. A fábrica também terá uma capacidade dinâmica de cerca de 1,5 milhão de toneladas/ano. Atualmente, essa unidade já expor­ta sua produção de celulose pelo Porto de Itaqui, porém por meio de instalações portuárias provisórias.
Prevê-se a construção de um novo armazém de aproximadamente 24.000 m², equipado com sistema de movimentação de cargas composto por três guindastes tipo pórtico e 12 empilhadeiras. A descarga dos vagões será realizada com os pórticos, seguida pelo transporte dos fardos até as pilhas, com auxílio das empilhadeiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.