Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O CONSELHEIRO federal da OAB, Luís Augusto Guterres ao lado do escritor e juiz do TRE-MA Daniel Blume, que logo mais à noite, lança seu livro “Resposta ao Terno”, no Restaurante Leblon do Brisamar Hotel
O CONSELHEIRO federal da OAB, Luís Augusto Guterres ao lado do escritor e juiz do TRE-MA Daniel Blume, que logo mais à noite, lança seu livro “Resposta ao Terno”, no Restaurante Leblon do Brisamar Hotel
A TVN, sob o comando do atuante Diretor Augusto Diniz, acaba de dar uma excelente notícia para os moradores do município de São José de Ribamar: a empresa ampliou sua rede de cobertura e já está atuando naquela área. Com isso, a população ribamarense já pode adquirir os serviços de TV, internet e voz, via fibra
A TVN, sob o comando do atuante Diretor Augusto Diniz, acaba de dar uma excelente notícia para os moradores do município de São José de Ribamar: a empresa ampliou sua rede de cobertura e já está atuando naquela área. Com isso, a população ribamarense já pode adquirir os serviços de TV, internet e voz, via fibra
Os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos e Paulo Velten fazem moldura para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, quando foram agraciados com a “Medalha Comemorativa dos 65 anos do Senai do Maranhão”
Os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos e Paulo Velten fazem moldura para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, quando foram agraciados com a “Medalha Comemorativa dos 65 anos do Senai do Maranhão”

Resposta poética
Tudo pronto para a noite de autógrafos que o autor, advogado, procurador do Estado do Maranhão e juiz do TRE-MA Daniel Blume realiza a partir das 19h30 no Restaurante Leblon, no Hotel Brisamar, na Ponta D´Areia.
Ele estará fazendo o lançamento do livro “Resposta ao Terno”, terceira obra poética de sua autoria, antecedida pelos livros Inicial (2009) e Penal (2015).
Segundo o autor “esse livro tem o objetivo de buscar respostas ao terno que uso diariamente como advogado, do qual acredito me despir para investir em ternura”.
Em suma, são reflexões do autor sobre temas que vão do Amor à Cultura, passando pela História ao Amor, na forma da poesia urgente que briga pelas horas do autor, dividido alegremente entre o terno e a literatura.

Agraciados
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA), Edilson Baldez das Neves agraciou ontem o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esman), desembargador Paulo Velten Pereira, com a “Medalha Comemorativa dos 65 anos do SENAI do Maranhão”.
A homenagem ocorreu durante a solenidade de abertura do Seminário Empresarial “Competitividade industrial e as instituições democráticas” realizado pela Fiema em parceria com a Esman, com o objetivo de aproximar as indústrias maranhenses do Poder Judiciário, com a promoção de ambientes que favoreçam a construção do diálogo institucional.
“Para mim, é uma honra receber esta homenagem. Sinto-me lisonjeado em ser reconhecido pela Federação das Indústrias do Maranhão. Isso mostra que o Poder Judiciário tem convivência harmônica com os setores produtivos do Estado”, disse o desembargador José Joaquim.
O desembargador Paulo Velten proferiu a palestra “O Estado Constitucional e a Jurisprudência Empresarial do Tribunal de Justiça do Maranhão” e em sua fala ressaltou o trabalho do Senai na presença do diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva.

Semana da Voz
Vem aí a Semana Nacional da Voz, de 15 a 20 de abril, e o Maranhão também abraça a causa.
Em São Luís, por exemplo, haverá atividades alusivas no Hospital do Câncer do Maranhão, que tem na Diretoria Clínica o médico cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Stênio Roberto Santos, também professor da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Ceuma.
A Semana promoverá, em todo o Brasil, ações gratuitas e beneficentes, oferecidas por serviços médicos públicos e privados, que prestam informações e orientações e realizam mutirões de avaliações e triagem de pessoas com risco, queixas ou sintomas sugestivos de doenças da garganta.

Fiador
Agora pré-candidato a presidente da República, Henrique Meirelles, ex-presidente do BankBoston, avalista do governo Lula, e agora do governo Temer, já identificou a origem de um dos problemas do déficit orçamentário.
Além da Previdência, a expansão da folha de pagamentos.
Nos oito anos de Lula, a despesa com pessoal e encargos do Executivo cresceu 135,6%, enquanto a inflação ficou em 56,6%.

Poder e Direito na UNDB
A UNDB recebe na próxima sexta-feira, uma equipe de juízes e professores internacionais de ponta para o evento “Poder Judiciário e Democracia”. Um dos convidados especiais do evento, comandado pelo Diretor do Curso de Direito da faculdade, o Desembargador Federal Ney Bello, é o professor Enrique Zuleta Puceiro, da Universidade de Buenos Aires. O professor argentino abordará em palestra aberta ao público o Poder Judiciário, Direito e Política na América Latina Contemporânea.

TRIVIAL VARIADO

Seja para aqueles que defendem o ex-presidente Lula, seja para aqueles que apoiam a prisão dele, a semana está apenas começando. O Brasil segue esfacelado por paixões cegas, por gente que defende a democracia mas ataca a imprensa livre. Tanto à esquerda quanto à direita, há quem queira a mordaça.

Segundo o pré-candidato do PSOL à presidência, Guilherme Boulos, Lula vai esticar até o último segundo a questão de sua candidatura ou não ao Planalto. Algo parecido com o que foi visto esses dias quanto de sua apresentação à Polícia Federal. A expectativa é de emoções fortes até outubro.

Ana Paula e o deputado Othelino Neto celebram hoje Bodas de Estânio (10 anos de casados). A comemoração será na quinta-feira com uma recepção no sofisticado edifício Two Tower 2 ou Endell Gabriel, na Ponta do Farol.

É verdadeira e incontestável a afirmativa do ex-presidente Lula de que foi o presidente que mais criou universidades no país. Durante seus mandatos, entre os anos de 2003 e 2011, foram inauguradas 14 instituições federais de ensino superior.

O piloto Edson Schmidt, de Estreito (MA), fez no último fim de semana a sua estreia na Fórmula Vee, categoria que completou 50 anos no país. Acostumado a competir de kart, Schmidt fez sua primeira prova num carro de fórmula e no tradicional autódromo de Interlagos.

Em ano de Copa do Mundo, vale o registro: a TVN opera com os melhores canais de esporte com coberturas completas dos principais campeonatos nacionais e mundiais de futebol além de várias notícias sobre os mais variados esportes e atletas.

DE RELANCE

Moda inclusiva
A moda está cada vez mais inclusiva e cada passo dado é um motivo para enaltecer. Pouco se fala sobre peças de roupas para pessoas com deficiência física, ou seja, que dependem de uma cadeira de rodas ou próteses. Mas a grife Tommy Hilfiger, em São Luís com loja no São Luís Shopping, foi a primeira a pensar nessa questão e lançou sua segunda coleção de moda inclusiva.

Moda inclusiva 2
Toda a linha de Primavera 2018 contém peças que facilitam a produção e ajustam-se melhor ao corpo de cada consumidor. Imagine as dificuldades que alguém paraplégico tem na hora de se vestir: abotoar calças, vestir uma camisa, amarrar os sapatos. Pensando nisso, as peças da Tommy têm botões magnéticos, bainhas ajustáveis e fechos com cordão elástico ou fecho de velcro.

Gatos e cachorros
Não comente com o seu cachorro, mas temos uma má notícia para ele: o cão está perdendo seu posto milenar de melhor amigo do homem. Nos Estados Unidos, por exemplo, há quase 86 milhões de gatos contra 77 milhões de cães domésticos, segundo levantamento da Associação Americana de produtos para Pets (APPA). No Brasil, os cães ainda são maioria. Ainda, porque por aqui, a cada ano a população de felinos aumenta. Hoje, a população de gatos domésticos cresce anualmente o dobro da de cães no Brasil.

Crescendo e aprendendo
Quando alguém diz que uma pessoa é “usada” se presume que ela já tenha vivido muitos anos. Não é isso. Usada é uma gíria utilizada pelos evangélicos para definir os membros das igrejas que são usados pelo Satanás para levar os fiéis ao pecado.

Volta das estrelas
Uma das primeiras providências do novo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, será a apreciação da volta da classificação dos hotéis por estrelas. Com ela, os melhores estabelecimentos recebem cinco estrelas, diminuindo a partir daí até uma estrela, considerados os piores, tal qual era antigamente.

Nanicos cresceram com janela
A janela que permitiu a troca de partidos por deputados, sem perda de mandato, fez crescer o PSL, sigla do pré-candidato Jair Bolsonaro. Até sexta-feira, o PSL tinha apenas um deputado federal eleito em 2014. Agora, PSL ganhou nove deputados, todos no embalo do ex-capitão do Exército. Bolsonaro, conta com 5,2 milhões de seguidores no Facebook . Em todas as pesquisas, está em segundo lugar nas intenções de voto para o Planalto, ficando atrás apenas de Lula.

Podemos, também cresceu
Outro nanico, o Podemos, antigo PTN, que abriga a candidatura presidencial do senador Álvaro Dias, também cresceu bastante com a janela de filiações. Tinha quatro deputados na bancada. Acabou fechando uma bancada de 20 deputados.

Novo ensino fundamental
Inglês obrigatório, Ensino Religioso Facultativo e ensino de História de forma cronológica são algumas das novidades para o Ensino Fundamental que passam a valer a partir de 2019. As novas regras foram estabelecidas no ano passado pelo MEC e serão apresentadas em um seminário realizado esta semana em Brasília pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen).

Novo ensino fundamental 2
Em tempo: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinepe-MA) participa do evento representando o Estado. De acordo com o presidente do Sindicato, Paulino Pereira, a participação da entidade maranhense no evento ajudará as entidades privadas de educação do Estado a se adequarem às novas diretrizes nacionais o quanto antes.

Para escrever na pedra:
“A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro”. Da lenda John Lennon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.