Oposição forte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O saldo da janela partidária mostra, claramente, o fortalecimento dos candidatos de oposição ao governo Flávio Dino (PCdoB). Se não perdeu partidos de sua base – pelo menos não por enquanto –, Dino também não conseguiu impedir a atração de outras legendas pelos adversários. Passado o período da janela partidária, a oposição ao governo Dino acabou fortalecida ao fim do processo.
A ex-governadora Roseana Sarney, por exemplo, garantiu seu MDB, manteve o PV alinhado e a garantia – ou pelo menos a promessa – de ter o PSD também no palanque. Roseana mantém-se como a candidata com maior tempo de TV, polarizando com Flávio Dino.
O senador Roberto Rocha atraiu nomes de peso para o seu PSDB e segue como opção ao governo. O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) garantiu, com o aceno do PSC, fôlego para chegar às convenções em condições de negociação partidária.
A candidata que mais ganhou mídia nesta fase da janela partidária, no entanto, foi a ex-prefeita Maura Jorge (PSL). Sua aliança com o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) chamou a atenção, inclusive, de candidatos interessados em sua chapa, como o
ex-deputado Wagner Pessoa e o ex-vereador e candidato a prefeito de São Luís, Fábio Câmara.
Talvez até por esse movimento é que Flávio Dino se prepara para ir ao interior, tentando fortalecer sua imagem. Afinal, a oposição vem forte.

Retomada
O deputado federal Sarney Filho (PV) atuou diretamente na retomada das obras de finalização da construção de 3 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida na cidade de Imperatriz.
O parlamentar informou que o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciará nesta quinta-feira a retomada dos serviços.
Sarney Filho, que deixou o Ministério do Meio Ambiente na semana passada, intercedeu junto ao governo federal pela entrega das casas, que desde 2014 estão abandonadas. Recentemente, ele representou o ministro das Cidades, em Timon, na entrega de 500 casas do Minha Casa, Minha Vida.

Abuso
O governador Flávio Dino (PCdoB) acusou o golpe da caravana da ex-governadora Roseana Sarney pelo interior maranhense.
Tanto que resolveu reeditar os tais “Diálogos pelo Maranhão”, programa por intermédio do qual se apresentou ao eleitor em 2014.
O problema é que a agenda de Dino mescla política eleitoral com ações de governo, num claro flagrante de crime eleitoral por abuso de poder.

Inelegível
O deputado estadual Josimar de Maranhãozinho levou um duro golpe da Justiça ontem.
O Supremo Tribunal Federal manteve a condenação de sua esposa, a ex-prefeita Detinha Lima, tirando-a da eleição de outubro.
Josimar queria eleger-se deputado federal, mas mantendo a mulher como candidata a deputada estadual.

Contrabando
Uma crise foi formada entre o Ministério Público e a OAB-MA por causa do caso de contrabando envolvendo policiais e políticos.
A OAB repudia o MP sob o argumento de que advogados de presos não puderam participar das audiências na Justiça Federal.
O Ministério Público contrapõe e diz que advogados devidamente constituídos participaram de toda a audiência.

Sozinho
O PRTB foi um dos partidos que mais se fortaleceram com a janela partidária fechada no último sábado.
Mesmo sem ter candidato majoritário, o partido conseguiu montar uma das mais fortes chapas de candidatos a deputado federal e estadual.
Um dos atrativos do PRTB é exatamente a proposta de não se coligar com nenhuma outra legenda.

Não-candidato
Depois de humilhado publicamente pelo PT e de se transferir para o PSDB, o deputado federal Waldir Maranhão dá mostras de que não acredita na própria reeleição.
Tanto que já faz gestões no partido para ser o candidato a vice-governador na chapa do senador Roberto Rocha.
Maranhão tenta uma saída honrosa para sua desistência da recandidatura.

DE OLHO

R$ 7 bilhões é a previsão de receita oriunda do ICMS ao ano; de acordo com a Famem, apenas 25% deste valor é repassado aos municípios

E MAIS

• Cotado como promessa dessas eleições, o secretário Felipe Camarão acabou permanecendo no cargo, inviabilizando seu projeto eleitoral.

• O ex-vereador Fábio Câmara quer ser o candidato principal de Jair Bolsonaro pelas vagas de deputado estadual.

• Mesmo sem nenhum outro nome a mais, o governador Flávio Dino mantém o silêncio sobre o segundo candidato a senador em sua chapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.