Aproximação

Encontro de Trump com Kim Jong-Un será em maio ou início de junho

Divulgação da provável data para a reunião acontece depois da imprensa americana informar que Pyongyang está pronta para discutir a desnuclearização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

WASHINGTON - O presidente americano, Donald Trump, afirmou ontem que vai se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un "em maio ou no início de junho". A divulgação da provável data para a reunião acontece depois da imprensa americana informar que Pyongyang está pronta para discutir a desnuclearização.

"Nós iremos nos encontrar com eles em algum momento entre maio e o início de junho e eu acho que haverá grande respeito prestado pelos dois lados e, com sorte, nós seremos capazes de fazer um acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte", disse Trump, segundo a Reuters.

Autoridades dos EUA e da Coreia do Norte mantiveram contatos secretos recentemente, durante os quais Pyongyang confirmou diretamente sua disposição para realizar a cúpula inédita, disse o funcionário à Reuters sob condição de anonimato.

No domingo (8), um funcionário do governo Trump disse ao "The Wall Street Journal" e ao "Washington Post" que os EUA confirmaram que Kim Jong-Un está disposto a discutir a desnuclearização da Península Coreana.

Aproximação

Enviados sul-coreanos visitaram Washington em março para transmitir o convite de Kim para o encontro com o presidente americano. Trump, que trocou ameaças com Kim ao longo de 2017, surpreendeu o mundo concordando rapidamente em se encontrar com Kim para tratar da crise provocada pelo desenvolvimento norte-coreano de armas nucleares capazes de atingir os EUA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.